FGV Online utiliza metodologias ativas para promover um aprendizado profundo e efetivo

Além de permitir novas formas de aprendizagem, a implantação de metodologias ativas exige novas formas de avaliação, que enfoquem menos memorização e reprodução e valorizem mais o domínio do conteúdo aplicado a novas situações.
06 Maio 2021

Cada vez mais, as metodologias ativas surgem como uma alternativa aos tradicionais modelos de ensino-aprendizagem, destacando o papel do estudante como participante ativo e, consequentemente, protagonista no processo de aprendizagem.

A ideia central das diferentes estratégias é a de que, ao expor os alunos a um ambiente participativo e colaborativo, no qual eles trabalham em grupos para resolver problemas concretos, por meio de debates e produção de conteúdo, ou para superar etapas de um jogo, a instituição proporcionará as bases de um aprendizado profundo e eficiente a fim de que, posteriormente, o estudante seja capaz de utilizar modelos, teorias e instrumentos aprendidos para propor soluções inovadoras a problemas complexos e desconhecidos.

A posição não mais de espectador, e sim de participante ativo na produção de conhecimento, prepara o aluno para enfrentar os novos desafios impostos por um mundo imerso em tecnologia e que muda rápida e constantemente. Nesse contexto, é importante desenvolver um conjunto de habilidades, que vão desde a capacidade de investigação, comunicação, reflexão e pensamento crítico até a colaboração, resiliência, responsabilidade e proatividade, de modo que os profissionais em ação sejam capazes de lidar com questões dentro ou além das suas fronteiras territoriais, culturais e de linguagem, cada vez menos demarcadas.

As disciplinas de MBA do FGV Online possuem o Problem based learning – PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) – como metodologia principal de mediação de conteúdo dos tutores junto aos alunos das turmas. O seu foco é a aprendizagem ativa, centrada no aluno, por meio do estudo autônomo e da discussão de problemas atuais, relacionados com a disciplina ou com outros contextos sociais e econômicos.

Além disso, os cursos de MBA Online oferecem diversas estratégias de aprendizagem ativa aos estudantes. O MBA Online possui duas disciplinas de jogos, uma de abertura e outra de encerramento – ARGo – Alternate Reality Goal e FGV Business Challenge, respectivamente –, realizadas de forma interdisciplinar por todos os alunos dos sete cursos disponíveis no portfólio, recheadas de desafios em que se privilegiam o network e desenvolvimento de soft skills.

Conheça os cursos de MBA do FGV Online: https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/online