FGV Online vence primeira edição do OCW People?s Choice Awards

18 Agosto 2011

O FGV Online venceu a primeira edição do OCW People's Choice Awards, premiação das melhores iniciativas dentro do Open Course Ware Consortium (OCWC), na categoria de programas mais inovadores e de vanguarda. O OCWC é um consórcio internacional de educação aberta do qual o FGV Online é membro desde julho de 2008. Os cursos gratuitos oferecidos pelo FGV Online no consórcio já receberam mais de nove milhões de acessos. ?Esse é o primeiro prêmio internacional conquistado pelo FGV Online e chega em um momento muito especial de nossa participação no consórcio. Temos o maior número relativo de acessos aos cursos, entre todos os participantes, e somos a única instituição a emitir declarações aos alunos que concluem os cursos. Em 2011, fomos pioneiros ao fecharmos parcerias com grandes empresas do mercado nacional para o desenvolvimento de cursos nas áreas de sustentabilidade e finanças pessoais. Esse é um projeto do qual temos muito orgulho, que nos mostra a importância de contribuirmos para o desenvolvimento profissional e humano por meio da disseminação do conhecimento?, defende o diretor executivo do FGV Online, Stavros Xanthopoylos. Instituições de ensino de renome, como Yale, MIT e a Universidade da California ? Irvine, concorriam ao prêmio, organizado pelo site americano Educational-Portal.com. A partir da escolha de leitores do portal e da comunidade do OCWC, foram indicadas as 30 melhores iniciativas do consórcio, divididas em 10 categorias. De acordo com o site, o FGV Online foi indicado por ?sua contribuição à causa do OCWC? e sua vitória reflete o ?objetivo de gerar transformação social ao atingir um grande número de alunos? com seus cursos gratuitos. A unidade de educação a distância da Fundação Getulio Vargas concorreu ao prêmio na categoria ?Most innovative and avant garde?, voltada para as iniciativas mais inovadoras e transformadoras dentro do OCWC. Atualmente, o FGV Online oferece 25 cursos gratuitos no consórcio, entre programas de finanças pessoais, sustentabilidade, gestão empresarial, qualidade, metodologia de ensino e pesquisa, cursos voltados a professores de ensino médio e um quiz sobre as novas regras da língua portuguesa, entre outros. Desde 2008, mais de 1,6 milhão de pessoas imprimiram declarações de participação nos cursos, cujos alunos são, na maioria, mulheres entre 25 e 30 anos, com renda mensal de até R$ 2 mil. ?Agradeço a todos os que possibilitaram nossa vitória, principalmente aos alunos, que, com seu voto, demonstraram a importância de investirmos cada vez mais nessa iniciativa de democratização de conteúdos educacionais da mais alta qualidade?, afirma Xanthopoylos. Para conhecer os cursos oferecidos pelo FGV Online no OCWC, acesse: http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx .