FGV promove Seminário Parques Urbanos no MAM e inaugura série de encontros sobre cidades
O evento visa fomentar o debate sobre o papel dos parques na melhoria da qualidade de vida das populações urbanas.
No dia 17 de abril de 2024, a FGV, com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, realiza o Seminário Parques Urbanos, na Cinemateca do MAM. Trata-se do primeiro de uma série de encontros que ocorrerão ao longo do ano para refletir sobre os desafios urbanos do mundo contemporâneo, a partir do diálogo com experiências internacionais.
O evento visa fomentar o debate sobre o papel dos parques na melhoria da qualidade de vida das populações urbanas, em especial as mais vulneráveis, e na mitigação dos impactos derivados das mudanças climáticas. Entre os convidados, a arquiteta, paisagista e artista plástica Luby Springall irá apresentar alguns exemplos mexicanos de parques urbanos. A programação ainda abordará a revitalização dos Parques do Flamengo e Madureira, e as contribuições e impactos dos espaços mais recentes – Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini, Parque Rita Lee, Parque Carioca da Pavuna, Parque Cesário de Melo e Parque Piedade.
O seminário é gratuito limitado aos 40 primeiros inscritos e será realizado na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, das 10:00h às 17:00h, e contará com uma visita à exposição “Lugar de estar: o legado Burle Marx”, organizada pelo MAM-Rio e pelo Instituto Burle Marx.
Para realizar a sua inscrição no Seminário, acesse o site.
Oficina Paisagem e Espaço Público
No dia seguinte ao seminário, 18 de abril, será realizada uma oficina dedicada a trabalhar em cima de processos criativos, conceituais e metodológicos que envolvem a criação de um parque urbano. O evento reunirá 40 participantes e representará uma oportunidade de aprofundamento das questões abordadas no dia anterior com o objetivo de criar um repertório de boas práticas.
Luby Springall, ao lado dos arquitetos cariocas Claudia Escarlate e Pedro Rivera, trabalhará os desafios concretos, de acordo com o contexto de execução de projetos. Enquanto ela abordará os projetos Parque Central Distrito Tec de Monterrey, Parque Lineal Ferrocarril de Cuernacava e Memorial a las víctimas de violencia en México, os outros colocarão em pauta exemplos locais. Claudia Escarlate liderou, pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o processo de masterplanning e todas as instalações do Parque Olímpico Rio 2016, além da transformação do legado olímpico no Parque Rita Lee, enquanto Pedro Rivera faz parte da equipe responsável pelo projeto de arquitetura do Parque Pavuna e do Clubhouse do Campo de Golfe Olímpico Rio 2016.
A oficina Paisagem e Espaço Público será realizada no Salão de Eventos do MAM-Rio, das 14:30h às 18h, e a participação será dará mediante inscrição própria.
Para realizar a sua inscrição na Oficina, acesse o site.
Série Reflexões Urbanas
Após o Seminários Parques Urbanos, o MAM e o Parque do Flamengo passarão por revitalização, que se seguirá até a realização do encontro de cidades das 20 maiores economias do mundo, no G20, em novembro. De abril a novembro, a série Reflexões Urbanas promoverá encontros entre urbanistas, gestores públicos, acadêmicos, estudantes e público interessado sobre alguns dos principais desafios das cidades contemporâneas, sempre tomando como ponto de partida questões e demandas da cidade do Rio de Janeiro.
Os temas a serem debatidos são parques urbanos; educação, cidade e inovação; Rio de Janeiro, cidade global; mudanças climáticas: cidades sustentáveis e resilientes; memória, patrimônio e turismo; renovação e requalificação urbana; e inovação.
Programação:
Dia 17 de abril
Horário: 10h às 17h
Local: Cinemateca do MAM
9h - Credenciamento
10h – Abertura
Silvia Finguerut, coordenadora de Cultura e Meio Ambiente da FGV;
Pablo Lafuente, diretor artístico do MAM;
Isabela Ono, diretora do Instituto Burle Marx;
Eduardo Cavaliere, secretário Municipal da Casa Civil;
10h45 – Parques no México
LubySpringall – Gaeta-Springall Arquitectos, arquiteta, paisagista e artista plástica mexicana
11h30 – Parques Cariocas
Ruy Resende - RRA, arquiteto e urbanista - Parque Madureira;
Pierre-Martin - ECOMIMESIS, paisagista - Parque Realengo e Rita Lee;
Almoço: 12h30 às 14h
14h – 15h - Visita à exposição: “Lugar de Estar: Burle Marx”
15h – Parque do Flamengo
Margareth Pereira da Silva, arquiteta e urbanista, PROURB/FAU/UFRJ – Saberes, corpos e regimes de interação na realização do Parque do Flamengo;
Isabela Ono, arquiteta e urbanista, diretora do Instituto Burle Marx - O legado Burle Marx no Rio de Janeiro;
16h – Modelagem de Concessões de Parques Urbanos
Jorge Arraes, secretário Municipal de Coordenação Governamental - Gestão de parques urbanos – PCRJ;
Robson Enéas, chefe do Departamento de Estruturação de Projetos de Infraestrutura Socioambiental no BNDES - Modelagem de parques urbanos – BNDES;
Oficina Paisagem e Espaço Público
Programação dia 18 de abril - quinta-feira
Horário: 14:30h às 18h
Local:
Avenida Infante Dom Henrique, 85, Salão de Eventos do MAM, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ.
Leia também