FGV realiza aula magna do MBA Executivo em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército
Durante o evento, o presidente da FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal, discutiu o cenário geopolítico atual e suas complexas consequências para a inserção do Brasil no cenário internacional
Na última semana, a Fundação Getulio Vargas realizou a aula magna para os oficiais-alunos da 26ª edição do MBA Executivo em Administração: Política e Estratégia, no âmbito do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).
Na ocasião, o presidente da FGV, prof. Carlos Ivan Simonsen Leal, teve a oportunidade de abordar o panorama geopolítico da atualidade e suas complexas implicações para a inserção internacional do Brasil. Questões ligadas a inteligência artificial, ciência de dados, tecnologia e inovação somaram-se à discussão, suscitando reflexões acerca da necessidade de o país avançar e lidar com os desafios inerentes ao fenômeno da digitalização.
A cerimônia foi realizada na sede da FGV, no Rio de Janeiro, no Auditório Engenheiro M.F. Thompson Motta, 12º andar, e contou com a participação, do comandante da ECEME, General de Brigada Mario Eduardo Moura Sassone; do coordenador acadêmico do MBA CPEAEx, prof. Bianor Scelza Cavalcanti; do diretor da FGV, Prof. Irapoan Cavalcanti; do General de Exército Joaquim Brandão; do Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, ex-comandante da Marinha do Brasil; do prof. Roberto Pimenta, vice-diretor administrativo da FGV EBAPE; e da profa. Alketa Peci, vice-diretora acadêmica da FGV EBAPE.
O evento também contou com a presença do chefe da Seção de Política e Estratégia da ECEME, Cel. Glauber Netis; do coordenador acadêmico do MBA em Administração: Estudos Políticos e Estratégicos no âmbito do Curso Internacional de Estudos Estratégicos da ECEME, prof. Nivaldo Machado; do coordenador adjunto do MBA Executivo em Administração: Política e Estratégia, prof. Guilherme R. Garcia Marques; das coordenadoras de projetos do FGV In Company, Elenice Magalhães e Wilma Barbosa; e do Cel. Evandro Vaz, assessor da FGV para assuntos de defesa.
Público-alvo
O Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) é destinado a coronéis selecionados por mérito, tendo como objetivo capacitar gestores militares a enfrentar desafios organizacionais e administrativos inerentes às suas funções, bem como habilitá-los para o assessoramento aos mais altos escalões das Forças Singulares, do Ministério da Defesa e de Órgãos do Poder Executivo.
Segundo o prof. Bianor Cavalcanti, “a longevidade do MBA Executivo em Administração: Política e Estratégia, realizado anualmente desde 1999, e sua homologação como produto estratégico pelo Ministério da Defesa, atestam a importância deste programa para o Exército Brasileiro, tendo contribuído para a formação de mais de mil oficiais-alunos, dos quais 157 alcançaram o generalato, alguns dos quais assumindo papéis de destaque em áreas estratégicas de governo e da formulação de políticas públicas no país”.
Leia também