FGV realiza Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância para líderes do Estado do Piauí
A FGV Projetos, em parceria com o Espaço Àra e a Fundação Van Leer, promoveu o Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância para 36 lideranças do Estado do Piauí, entre os dias 16 e 27 de setembro, em articulação com o Pacto pelas Crianças do Piauí, coordenado pela primeira-dama do Estado, Dra. Isabel Fonteles.
O curso faz parte de uma estratégia abrangente de capacitação do corpo de servidores do Piauí para o olhar transversal e intersetorial da primeira infância, de modo a incluir a população entre 0 e 6 anos nas prioridades do governo em todos os setores. No primeiro momento, foram capacitados representantes de diferentes áreas do poder Executivo estadual, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Contas do Estado, da associação de municípios, da imprensa e do Senado Federal.
“Cumprimos com muito vigor o objetivo que tínhamos: unir conhecimento técnico, ferramentas de gestão pública e formar uma rede para fortalecer a política pública de primeira infância do Piauí. Tivemos uma semana muito proveitosa, com participação massiva dos alunos e muito envolvimento”, destaca o gerente do projeto, Alexis Vargas, da FGV Projetos.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, realizou a abertura do curso em 16/09, na sede do TCE-PI, destacando que a turma ali presente era formada por lideranças seniores, detentoras de poder e autonomia e que, uma vez capacitadas, poderão contribuir com políticas públicas de longo prazo em prol das crianças do Piauí: “Os efeitos do que fazemos na primeira infância repercutem décadas a frente. Queremos uma política de Estado em primeira infância, não de governo”, enfatizou o governador.
O programa do curso mescla conhecimentos ferramentais de políticas públicas, como orçamento, monitoramento e avaliação, com aspectos científicos, econômicos e boas práticas em políticas de primeira infância, fundamentais para a priorização e tomada de decisão.
Programação temática da etapa presencial
As aulas ministradas no primeiro dia de curso foram “Nurturing care – Cuidado integral”, com a professora Adriana Alvarenga, do UNICEF; “A ciência comportamental da primeira infância”, com o professor Sam Sternin, consultor da Fundação Van Leer; e “Pobreza, racismo, desigualdade e primeira infância”, com a professora e pesquisadora da UFBA, Dandara Ramos.
No segundo dia (17/09), as aulas de “Políticas públicas de primeira infância no Brasil” e “Governança colaborativa para a primeira infância” foram ministradas pelo professor Fernando Abrucio, da FGV.
Em 18/09, o programa contou com as aulas “Desenvolvimento infantil e bem-estar parental: impactos ao longo da vida”, com a professora Ana Luiza Colagrossi, diretora do Espaço Àra; “Orçamento público de primeira infância”, com Pedro Marin, da Fundação Tide Setúbal; “O desenvolvimento na primeira infância”, com professor Halim Girade, médico, ex-oficial do Unicef e ex-secretário nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano; e “Vínculo, parentalidade e visitação domiciliar”, com Maria Beatriz Linhares, professora do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e membro do NCPI (Núcleo Ciência pela Infância).
Por fim, em 19/09, o economista, professor da FGV e diretor do CLEAR FGV - Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona e o Brasil, André Portela, ministrou as aulas “Por que investir em primeira infância?” e “Monitoramento e avaliação de políticas de primeira infância”.
Etapa online
Finalizada a etapa presencial, em 19/09, as atividades continuaram de forma online entre 24 e 27 de setembro, seguidas da entrega de um trabalho de conclusão com perspectiva de aplicação dos conceitos na realidade do Piauí.
Na quarta, 25/09, os alunos acompanharam as aulas “Urbanismo Social e Primeira Infância”, com Cláudia Vidigal, representante da Fundação Van Leer no Brasil; e “Usando Dados para Medir os Efeitos de Políticas Públicas”, com Lycia Lima, professora da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) e vice-diretora do Centro CLEAR para o Brasil e África Lusófona. No dia seguinte, 26/09, as aulas foram sobre “Direito das Crianças e Adolescente e Situações de Abuso”, com Luciana Temer, diretora presidente do Instituto Liberta, que combate a violência sexual contra crianças e adolescentes; e a continuação de Lycia Lima com “Usando Dados para Medir os Efeitos de Políticas Públicas”. Já nos dias 24/09 e 27/09, foram realizadas dinâmicas para a elaboração dos projetos, articuladas pela equipe da FGV.
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