FGV recebe alunos e professores chineses pelo programa Santander Universidades

Na última sexta-feira, dia 2 de agosto, a Fundação Getulio Vargas recebeu 38 alunos e 10 professores chineses que vieram ao país pelo Programa de Mobilidade Internacional Top Brasil China 2013, do Santander Universidades. A FGV foi escolhida para coordenar a 4ª edição da iniciativa graças aos resultados obtidos pela equipe formada pela Diretoria Internacional (DINT), pela Escola de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) e pela Escola de Ciências Sociais/CPDOC nas palestras e recepção ao grupo chinês no ano passado.
Durante a cerimônia de boas-vindas, o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, afirmou ?que a necessidade de trocas comerciais e culturais encurta a distância entre as nações? e destacou, ainda, ?que os professores brasileiros ensinam os nossos jovens a fazerem as coisas com todo o coração e não porque querem mais dinheiro, já que dinheiro é uma consequência da dedicação, sucesso e sorte. Uma pessoa inteligente sacrifica o lucro de curto prazo pela reputação, pois reputação significa maior fluxo de ganhos e maior estima de si mesmo?, aconselhou.
O grupo acolhido pela FGV é proveniente de nove instituições chinesas: Shanghai Jiao Tong University, University of Science and Technology of China, Nanjing University, Fudan University, Beijing University, Tsinghua University, Zhejiang University, Harbin Institute of Technology e Xian Jiao Tong University.
Os alunos e professores ficam durante 15 dias no Rio de Janeiro para aprender um pouco mais sobre a história, economia, língua e cultura locais, em visitas à FGV e a outras nove instituições de ensino superior, públicas e privadas. Os alunos têm também a oportunidade de conhecer os principais pontos culturais e turísticos da cidade.
A FGV, através de suas escolas e institutos, possui vários acordos de cooperação com entidades chinesas, como a Universidade de Tsinghua, a Academia Chinesa de Ciências Sociais, o Centro Internacional de Pesquisas sobre a Reforma do Estado e a Universidade de Fudan, entre outras.
Programa Top Brasil China
Com o Programa Top Brasil China, o Santander Universidades completa o ciclo bilateral de intercâmbio acadêmico iniciado com Programa Top China 2013, que levou 100 alunos e professores brasileiros, no mês de julho, para um curso de três semanas para imersão na cultura e língua chinesas. Na ocasião, o trabalho da equipe da FGV sobre o uso de pesticidas no Brasil e na China foi o vencedor de Xangai.
A FGV e o Santander Universidades
As escolas da FGV estão envolvidas em vários programas do Santander Universidades: ensino de mandarim a distância, intercâmbios em países ibero-americanos e de outros continentes, além das visitas de duas semanas no Brasil (para os chineses) e na China (para os brasileiros).
?Os programas são uma excelente ocasião para o processo de internacionalização dos nossos alunos, bem como oportunidade para que nossos professores tomem contato com outras universidades e entidades?, afirma o professor Eduardo Marques, da GERINT/DINT.
A perspectiva é corroborada pelo diretor do Santander Universidades Brasil, Jamil Hannouche. ?A rica troca de conhecimento que proporcionamos tanto para os chineses aqui, quanto para brasileiros que estudam por três semanas em Pequim e Xangai, é o que nos motiva a continuar investindo na educação superior, principalmente por meio da internacionalização?, revela Hannouche.
Clique e conheça o Programa de Mobilidade Internacional Top Brasil China 2013.
Leia também