FGV recebe inscrições para ingresso por transferência externa e portadores de diploma

12 Maio 2022

A Fundação Getulio Vargas (FGV) recebe inscrições para o seu Processo Seletivo de Ingresso por Transferência Externa e Portadores de Diploma, destinado para preenchimento de vagas remanescentes para o segundo semestre. Há vagas disponíveis para cursos de graduação da FGV no Rio de Janeiro, em São Paulo e Brasília.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, os cursos disponíveis são os de Administração (FGV EBAPE), com 10 vagas; de Direito (FGV Direito Rio), 20 vagas; de Ciências Econômicas (FGV EPGE), com 10 vagas; de Ciências Sociais (FGV CPDOC), 15 vagas; de Matemática Aplicada, 10 vagas, e de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (FGV EMAp), cinco vagas. Todos os cursos são no turno matutino, à exceção dos de Administração e Direito, cursados em horário integral.

São Paulo

Em São Paulo, há vagas remanescentes disponíveis para o curso de Relações Internacionais (FGV RI). São cinco vagas para o 2º semestre curricular (horário integral) e mais cinco para o 4º semestre curricular (horário da manhã).  O curso de Administração Pública dispõe de 17 vagas, das quais nove para o segundo período letivo e outras oito para o terceiro, ambos diurnos.

Brasília

A Escola de Políticas Públicas e Governo (FGV EPPG), em Brasília, também oferece vagas para o seu curso de Administração Pública. Ao todo são 20 – 10 para o segundo semestre letivo e outras 10 para o quarto semestre, todas em horário integral.

Inscrições

Poderão inscrever-se no processo de transferência externa os candidatos regularmente matriculados ou trancados em cursos superiores autorizados pelo MEC. Para graduação realizada ou em andamento no exterior deverão ser reconhecidas no país de origem na mesma área ou em áreas afins dos cursos oferecidos no edital do processo da FGV.

Candidatos em fase de conclusão do 1º semestre da Graduação ou do Curso Superior de Tecnologia, se aprovados no Processo Seletivo, somente poderão realizar a etapa de Pré-Matrícula mediante a comprovação da conclusão de, no mínimo, um período letivo na instituição de origem, com aproveitamento igual ou superior a 75% das disciplinas cursadas. Esse percentual de aproveitamento não é exigido pelas escolas FGV EAESP e a FGV EPPG. A primeira permite que o candidato aproveite, no máximo, 60 créditos; já a segunda, 50.

Os portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC também poderão se inscrever. Em caso de diploma de graduação obtido em instituições de ensino no exterior, o documento deverá ser consularizado pela representação do Brasil (Embaixadas/Consulados) no país de origem do diploma ou apostilado, conforme a Convenção de Haia, e apresentado com a tradução juramentada.

O valor da inscrição é de R$150 para todos os cursos. Será aceita apenas uma inscrição por candidato. O processo seletivo é composto de avaliação escrita e entrevista para as escolas FGV CPDOC, FGV EMAp e FGV Direito Rio, sendo que, para esta última, será feita uma avaliação acadêmica, de caráter eliminatório. A FGV EPGE e a FGV EBAPE terão prova de redação e entrevista.

Em São Paulo, a FGV RI fará apenas entrevista com os candidatos. Aqueles que pleitearem uma vaga na FGV EAESP deverão redigir uma dissertação sobre o Brasil Contemporâneo e passar por entrevista e avaliação de documentos. A EPPG fará análise de documentos e entrevista.

Para participar do processo seletivo para as Escolas do Rio de Janeiro, os candidatos deverão se inscrever pelo site até às 18h, do dia 10 de junho.

Os candidatos ao curso de Relações Internacionais, em São Paulo, têm prazo até o dia 7 de junho.  Já para os cursos de Administração Pública, tanto o da FGV EAESP quanto o da FGV EPPG, o prazo de inscrição vai até às 18h, do dia 22 de junho.