FGV sedia debates estratégicos sobre o futuro da gestão pública
Evento reúne líderes estaduais em dois dias de discussões sobre inovação e cooperação federativa na administração pública

A sede da Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro, recebeu, nos dias 13 e 14 de junho, dois importantes encontros sobre gestão pública: o 132º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração e as reuniões dos grupos de trabalho do CONSAD Express. Com apoio do FGV In Company e do Alta Gestão FGV, o evento reuniu representantes de diferentes estados brasileiros para debater políticas públicas inovadoras e os desafios da administração pública contemporânea.
Na abertura, o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, reafirmou o compromisso institucional com políticas públicas baseadas em evidências. Também participaram Samuel Nascimento, secretário de Administração do Piauí e presidente do CONSAD, e Adilson Farias Maciel, secretário de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro.
Os painéis abordaram temas como reforma administrativa, compras públicas sustentáveis, ética institucional, transformação digital e valorização do servidor público. Casos de boas práticas foram apresentados, incluindo o almoxarifado virtual do Rio de Janeiro e a estratégia digital do Rio Grande do Sul frente à crise climática.
No segundo dia, grupos de trabalho se dedicaram a temas como integridade, governo digital e melhoria dos serviços públicos. A pesquisadora Alketa Pecci (FGV) contribuiu com reflexões sobre políticas de recursos humanos no setor público.
O evento evidenciou a importância da inovação, da inteligência coletiva e da colaboração federativa para uma gestão pública mais eficiente, transparente e centrada no cidadão.
“O desafio não é apenas fazer mais com menos, mas fazer melhor com mais inteligência pública”, destacou Francisco Gaetani, do Ministério da Gestão.
Leia também