Financiamento das Políticas Públicas nos municípios brasileiros gera debate em webinar

O objetivo desse debate é apresentar a estrutura de financiamento dos governos, pontuar os desafios e as oportunidades diante do cenário atual.
Políticas Públicas
30 Agosto 2021

A Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV EPPG) promoverá um webinar sobre financiamento das Políticas Públicas nos municípios brasileiros, dia 1º de setembro, às 18h, no canal da FGV no Youtube. O objetivo desse debate é apresentar a estrutura de financiamento dos governos, pontuar os desafios e as oportunidades diante do cenário atual e falar sobre os repasses feitos pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) e pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) nos últimos dois anos, com o recorte das principais legislações federais e dificuldades das gestões municipais.

No Brasil, a discussão do federalismo fiscal é extremamente relevante para entender a capacidade de financiamento dos governos e as possibilidades de implementação de políticas sociais e de infraestrutura urbana. Com a pandemia de Covid-19, esse tema ganhou ainda mais importância, sobretudo, quando tratamos das políticas de educação pública, que em grande parte é responsabilidade dos estados e municípios brasileiros.

Participam: a professora e doutora Carla Albert, supervisora da Área Técnica da Saúde na Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e professora na Especialização de Saúde Pública na Escola de Saúde Pública da SES/RS; e Ursula Peres, professora dos cursos de graduação e mestrado em Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole − CEM/USP. A moderação fica por conta de Lizandro Lui, professor da FGV EPPG.

Os interessados em participar podem se inscrever pelo link.