Folha Dirigida menciona EMAp em especial sobre as novas aplicações da Matemática

20 Outubro 2011

Se antes a Matemática era vista como carreira profissional para se dar aulas, hoje em dia é uma disputada expertise no mercado de trabalho fora delas. É o que diz a matéria ?Matemática: muito além das salas de aula?, que saiu no caderno Educação da Folha Dirigida carioca.  A matéria afirma que a Matemática é de suma importância em uma sociedade movida pelas inovações tecnológicas, opinião corroborada pelo coordenador do curso de Matemática Aplicada da Fundação, Paulo Cézar Carvalho. ?O curso da FGV atende a um anseio do mercado, que está mudando sua visão sobre inovação e tecnologia. As inovações hoje em dia têm forte base matemática e as empresas brasileiras já sabem que possuem essa necessidade de inovação. Por isso é preciso cada vez mais profissionais com esse conhecimento?, disse Paulo Cézar à Folha Dirigida. Além da Matemática, os alunos da EMAp também terão uma forte base de computação, que os habilitará a aplicar seus conhecimentos na resolução de problemas do mundo real. Na matéria, Paulo Cézar cita o caso de empresas como o Google. ?Essas companhias não são atendidas simplesmente por processamento de dados; são precisos modelos matemáticos para realizar tais operações?, revela o professor. Outra aplicação interessante da matemática é a que está sendo realizada pelo também professor da EMAp Moacyr Alvim, em parceria com a Fiocruz de Belo Horizonte. Moacyr participa da pesquisa sobre a utilização da bactéria Wolbachia para impedir que o mosquito Aedes Aegypt transmita dengue aos humanos. A graduação da Escola de Matemática Aplicada (EMAp) terá sua primeira turma já no primeiro semestre. A escola também foi tema de matéria publicada no dia 26 de setembro pelo jornal Valor Econômico.