Formação da EMAp pode suprir demanda do mercado financeiro
O mercado financeiro precisa de profissionais com formação em Matemática para atuar em áreas como análise de risco, modelagem e precificação. É o que aponta matéria publicada no jornal Valor Econômico online na última sexta-feira, dia 18 de janeiro, ao comentar que tais profissionais começam a ser buscados no ramo da Matemática, já que os engenheiros que normalmente ocupavam tais vagas estão migrando para o setor de infraestrutura.
Embora a Escola de Matemática Aplicada (EMAp) da FGV não seja especificamente voltada para Finanças, ela fornece a competência necessária para os que querem trabalhar neste cenário. ?A grade da EMAp dá uma excelente formação em Matemática, Computação e Estatística, fornecendo a base necessária para atuar nesta área?, assinala o professor e coordenador da graduação da Escola, Paulo Cezar Pinto Carvalho.
De acordo com Paulo, o aluno interessado especificamente em Finanças pode, além disso, escolher disciplinas eletivas na EMAp e na Economia que complementem esta formação básica. ?O aluno pode até mesmo optar por um tema de trabalho de conclusão de curso que englobe seu aprofundamento no assunto?, sugere o professor.
Ainda segundo ele, o desconhecimento do potencial do egresso dos cursos de Matemática Aplicada é um problema que deve ser atacado. ?A formação tradicional de um bacharel em Matemática não é a ideal para atuar no setor produtivo. Por isto, é natural que o mercado não considere alunos egressos de cursos de Matemática como bons candidatos. Mas um matemático aplicado é treinado para resolver problemas, o que gera um perfil de profissional muito atraente?, explica.
Paulo ainda ressalta as vantagens da grade curricular do curso oferecido pela FGV. ?O nosso curso tem a vantagem adicional de dar uma formação forte em Estatística e Computação, o que não é comum em outros programas de Matemática Aplicada. E cabe a nós levar esta informação às empresas?, conclui.
Clique e saiba mais sobre a Escola de Matemática Aplicada (EMAp).
Leia também