Fórum internacional aborda virada histórica em Estudos Organizacionais

A edição especial pretende ser inclusiva e conectar uma ampla comunidade de acadêmicos interessados em aprofundar o debate em torno de questões de memória, temporalidade e história em Gestão e Estudos Organizacionais.
Administração
11 Junho 2019
Fórum internacional aborda virada histórica em Estudos Organizacionais

A adesão às propostas de aprofundamento na articulação entre a perspectiva histórica e a área de Administração é crescente, bem como um novo posicionamento nessa relação a partir de um marco teórico crítico chamado virada histórica. Esses e outros aspectos serão abordados na edição especial da RAE-Revista de Administração de Empresas, publicada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP).

Organizadores da chamada internacional para a edição especial, os professores Amon Barros (FGV EAESP), Diego M. Coraiola (Universidade de Alberta), Mairi Maclean (Universidade de Bath) e Willian M. Foster (Universidade de Alberta) afirmam que a virada histórica mudou a compreensão do papel do tempo, história e memória na gestão e estudos organizacionais – MOS na sigla em inglês –, possibilitando o surgimento de novos conceitos e abordagens do diálogo entre gestão e história.

Apesar do crescente interesse em incorporar questões de tempo, memória e história na pesquisa de MOS, muito do trabalho empírico que foi publicado tem origem na Europa ou na América do Norte. A edição especial pretende ser inclusiva e conectar uma ampla comunidade de acadêmicos interessados em aprofundar o debate em torno de questões de memória, temporalidade e história em Gestão e Estudos Organizacionais. A chamada de trabalhos está aberta para contribuições teóricas, metodológicas e empíricas sobre gestão e organizações de múltiplos conhecimentos teóricos, epistemológicos, culturais de diferentes localizações geográficas, o prazo para submissão de trabalhos se encerra em 30 de junho.

A seguir, Amon Barros apresenta a chamada de trabalhos: