Futuro da ordem global é tema de novo livro
Relações Internacionais
17 Agosto 2018

Futuro da ordem global é tema de novo livro

A obra, publicada pela Editora Zahar, será lançada no próximo dia 22 de agosto, às 19h, na Livraria da Vila (Alameda Lorena 1713. Jardins, São Paulo/SP).

Atualmente há um pessimismo sobre o futuro, e o consenso geral é de que a ascensão das potências emergentes, lideradas pela China, trará incertezas e instabilidades sucessivas. No pior dos casos, o caos. O tema é assunto do livro “O Mundo Pós-Ocidental: Potências emergentes e a nova ordem global”, do professor da Escola de Relações Internacionais (FGV RI), Oliver Stuenkel. A obra, publicada pela Editora Zahar, será lançada no próximo dia 22 de agosto, às 19h, na Livraria da Vila (Alameda Lorena 1713. Jardins, São Paulo/SP).

No livro, Stuenkel avalia que não há evidências consistentes de que essa ordem será mais conturbada e mais violenta que a atual. O mais provável é que se dê uma descentralização de poder político, econômico e militar – a partir da qual as potências emergentes terão um papel cada vez mais importante. E que surjam oportunidades inéditas e mais democráticas para a cooperação e resolução de desafios internacionais. Este é o mundo pós-ocidental na visão do especialista.

Para mais informações sobre o livro, acesse o site.