Futuro do trabalho: Especialista avalia mudanças e perspectivas no contexto digital  

O mundo VUCA – um ambiente caracterizado pela Volativilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade traz desafios para atividades estratégicas e gestão dos negócios.
Administração
06 Outubro 2022
Futuro do trabalho: Especialista avalia mudanças e perspectivas no contexto digital  

Os modelos de trabalho vêm se transformando muito nos últimos anos, tendo um efeito ampliado, por conta do contexto da pandemia e da transformação digital dos negócios, afirma o professor da FGV Educação Executiva, Fabricio Stocker. 

Desde a década de 1980 vem se falando em mundo VUCA – um ambiente caracterizado pela Volativilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, que traz desafios para atividades estratégicas e gestão dos negócios e podem mudar significativamente as organizações.  

Por conta dos diferentes elementos, econômicos, políticos, tecnológicos, sociais e ambientais, o nosso contexto empresarial vem se transformando em uma velocidade muito maior, o que tem tornado mais desafiador o modo como as organizações se comportam e a reagem a estes desafios. Segundo o professor Fabricio Stocker,a  atenção nesse caso é dupla. “O olhar do gestor a frente de um negócio, mas também o indivíduo-profissional como responsável pela sua própria carreira”, disse ele.   

Hoje, algumas habilidades e competências tem chamado muito mais atenção dos gestores e profissionais, sendo fundamentais para os próximos desafios do mercado de trabalho. 

De acordo com o professor, é sabido que os profissionais em sua maioria são selecionados e contratados pelas suas habilidades e competências técnicas, porém na grande maioria são demitidos e realocados pela falta do desenvolvimento das suas competências sociais e comportamentais.  

As competências consideradas fundamentais em um ambiente corporativo conhecidas por Soft Skills são:  

- Solução de problemas  

- Tomada de decisões   

- Julgamento  

- Comunicação  

- Autogestão   

- Colaboração   

- Esclarecimentos sobre valores   

Além desses fatores já conhecidos e discutidos no mercado de trabalho, temos outros pontos fundamentais do contexto futuro do trabalho, que segundo a pesquisa do professor Paul Ferreira, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) podem ser agrupados em: as mudanças na natureza do trabalho, as novas características da Força de trabalho, a maneira como Executamos o trabalho, e a necessidade constante de Educação.   

Entenda abaixo os fatores relacionados a cada uma das dimensões do Futuro do Trabalho.   

Natureza do trabalho
 
  

- Automação das tarefas rotineiras   

- Trabalhos analíticos e conhecimento orientado   

- GIG economy e força contigencial   

- Ressignificação do valor do trabalho   

Força do trabalho
  

- Envelhecimento da população e mercados mais competitivos  

- Inclusão e diversidade como estratégia   

- Demandas por novas competências   

- Coexistência entre humanos e máquinas  

Execução do trabalho
   

- Flexibilização das mobilidades de trabalho   

- Equilíbrio (life balance) e bem-estar   

- Práticas de gestão de pessoas    

Educação
 
 

- Lifelong learning (educação contínua) 

Dentro deste contexto de volatilidade, é que o papel da liderança deve ser mais assertivo, buscando e organizando os dados e informações na tentativa de interpretar suas incertezas e desenvolvendo uma visão sistêmica do negócio para melhorar as capacidades de gerenciamento bem como desenvolvendo estas competências socioemocionais requeridas no atual momento, e no futuro do mercado de trabalho.

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.