Geração de impacto político, econômico e social por meio do curso de Administração Pública
A Graduação oferece uma visão ampla da formação do administrador, preparando os estudantes para a atuação em diferentes esferas.
Os desafios contemporâneos enfrentados pela sociedade, como desigualdade social, inovação tecnológica e eficiência na gestão de recursos, demandam soluções inovadoras que combinem pesquisa, ensino e extensão. No curso de graduação em Administração Pública da Escola de Políticas Públicas e Governo (FGV EPPG), essa integração é promovida pela disciplina Desafios Estratégicos II, anteriormente intitulada Desafios Estratégicos de Políticas Públicas e Governança II, que desde 2021 conecta estudantes a problemas reais provenientes de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
A disciplina reflete uma visão ampla da formação do administrador, preparando-o para atuar em diferentes esferas e responder aos desafios da sociedade de maneira estratégica, ágil e inovadora. Desde sua implementação, os estudantes já abordaram questões como:
Como organizar as demandas da Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e IES (CGACGIES)* para tornar o atendimento mais efetivo ao público? *atualmente Coordenação-Geral de Avaliação in loco (CGAV) | Propor um mecanismo para mapear soluções inovadoras que estão sendo desenvolvidas nas universidades, com o objetivo de auxiliar os gestores públicos a solucionarem os problemas de suas áreas de atuação. |
Como tornar o site mais acessível e atraente para o seu público-alvo, de modo a transmitir a voz da Intosai? | Quanto R$ 1,00 investido na EMATER-DF retorna para a sociedade? |
Como medir o quão preparados os países da América do Sul estão, em relação à capacitação da força de trabalho, para enfrentar um problema epidemiológico de emergência em saúde pública? | Como as ferramentas de inteligência artificial podem potencializar o conteúdo educativo produzido pela Politize! para combater desinformação? |
Como implantar a cultura positiva e a regulação responsiva na ação fiscal? | Como desenvolver um Mínimo Produto Viável (MVP) para uma Política Pública com o objetivo de facilitar a implementação dos projetos propostos pela sociedade? |
Criar e fortalecer uma cultura de Gerenciamento de Projetos; institucionalizar formalmente os procedimentos; aprimorar a metodologia e a ferramenta tecnológica (GPWeb); e criar documentação e capacitação, incluindo um Manual do Escritório de Projetos. | Como engajar a alta gestão pública no Programa de Privacidade de Segurança da Informação (PPSI)? |
Como captar recursos diversos para a organização garantir sua sustentação? |
Alguns dos desafios trabalhados pelos estudantes exemplificam claramente os impactos político, econômico e social alcançados pela disciplina. Na dimensão política, o projeto desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) buscou estratégias para implantar uma cultura positiva e de regulação responsiva, promovendo uma abordagem mais eficiente e colaborativa na fiscalização do setor de aviação. A contribuição dos estudantes envolveu a elaboração de soluções práticas para ajudara a ANAC a operacionalizar esses conceitos no contexto regulatório. Na dimensão econômica, o desafio com a Emater-DF resultou na análise do retorno de cada real investido na assistência técnica rural, evidenciando que em 2022 cada R$ 1,00 gerou R$ 7,35 em benefícios para a sociedade. Esse trabalho forneceu indicadores estratégicos para justificar a alocação de recursos públicos e fortalecer o setor agrícola. Já no aspecto social, o projeto com o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) criou estratégias para captar recursos diversificados, ampliando a capacidade da organização de atender populações vulneráveis, como migrantes e refugiados.
Esses desafios representam questões de alta relevância nas áreas de gestão, inovação, tecnologia, sustentabilidade, inclusão social e educação, impactando diferentes setores da sociedade. A interdisciplinaridade é um ponto central da disciplina, que utiliza metodologias como Design Thinking, elementos do Design Sprint e ferramentas institucionais, como o Toolkit do TCU e o Toolkit para Design Ágil para Inovação Social e Desenvolvimento do PNUD/Enap. Inspirada pela pesquisa da professora Dra. Tatiana Soster em Educação Maker, a disciplina promove a aproximação entre teoria e prática, incentivando os estudantes a desenvolverem soluções concretas e criativas para problemas reais. Parte desse processo inclui a possibilidade de criar protótipos no espaço Thomas Maker, da Casa Thomas Jefferson, enriquecendo a experiência prática dos alunos durante o curso.
Durante o semestre, os estudantes vivenciam todas as etapas de um processo inovador: imersão no problema, pesquisas diversas, inclusive com os usuários, desenvolvimento de ideias, prototipagem e validação das soluções. A jornada começa com uma aula imersiva conduzida pela professora Márcia Martins de Araújo, servidora do TCU e ex-integrante do Laboratório de Inovação do Tribunal de Contas da União (coLAB-i), que apresenta aos estudantes as etapas do Design Thinking de forma prática e envolvente.
Além disso, a disciplina estabelece uma conexão direta com a disciplina Empreendedorismo e Inovação no Setor Público, ministrada pela professora Camila Medeiros, diretora de inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), ampliando a compreensão dos estudantes sobre teorias, metodologias e ferramentas de inovação aplicadas ao setor público. A interdisciplinaridade também é fortalecida pela articulação com outras disciplinas do curso, promovendo uma formação integrada que explora diferentes perspectivas e áreas de conhecimento.
Assim, ao integrar pesquisa, ensino, extensão e inovação, essa experiência pedagógica se consolida como um espaço de transformação nos cursos de graduação. Os desafios trabalhados e solucionados até o momento demonstram impactos concretos nas dimensões política, econômica e social, com contribuições diretas para as organizações parceiras e a sociedade. Embora ainda não tenha incluído diretamente temas ambientais, a estrutura flexível e abrangente dessa abordagem está preparada para contemplar qualquer tema de relevância para a sociedade. Por meio dessa vivência prática e interdisciplinar, os estudantes desenvolvem competências essenciais para enfrentar os desafios contemporâneos, consolidando a universidade como um agente de transformação que articula conhecimento acadêmico e práticas inovadoras em benefício da sociedade.
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