GM Xperience: FGV EAESP conquista bicampeonato em competição de logística e supply chain
24 Setembro 2018

A Escola de Administração de Empresas sagrou-se bicampeã da etapa brasileira do GM Xperience. A equipe, formada pelo professor Alexandre Pignanelli e pelos alunos César Rivas, Giovanna Tibery, Pedro Wainer e Samira Takeyasu, terá agora a missão de defender o título na etapa global, que será realizada na matriz da multinacional, em Detroit, EUA, em outubro.

“É uma satisfação enorme saber que estamos alinhados à expectativa de grandes empresas no mercado, como uma montadora como a GM. Recebemos vários feedbacks positivos dos executivos da empresa e de seus parceiros ao longo dessa trajetória. Esse resultado representa que estamos tendo êxito em colocar tudo que aprendemos até hoje em prática, visto que o caso é baseado em problemas e oportunidades reais da empresa. Além disso, representa o quão é importante trabalhar em grupo e ter sinergia nele”, destaca Giovanna.

No programa, os alunos são desafiados a solucionar um caso real disponibilizado pela GM do Brasil contribuindo com ideias inovadoras e que proporcionem redução de custo para a empresa. O foco do case foi em logística, supply chain, estratégia, finanças, manufatura, compras e soluções de negócios. Segundo Pedro Wainer, o grande diferencial do trabalho da FGV EAESP foi apresentar uma proposta abrangente, com um viés de mercado, abordando aspectos que iam além do que estava no contexto original do problema. Já César Rivas destaca que a formação na FGV EAESP contribuiu muito para apresentar um projeto diferenciado.

“Na FGV, além de aprendermos toda a base quantitativa necessária para construir modelos de otimização de custo, conseguimos combinar nossa análise com conceitos de estratégia e gestão corporativa para defender ainda mais nossos pontos e escolhas. Acho que isso trouxe muita riqueza e espírito prático e crítico ao trabalho, que acabou sendo um diferencial entre tantos trabalhos de alto nível quantitativo”, ressalta.

O GM Xperience é um projeto global da GM, promovido em diversos países onde a montadora tem operações. É organizado pela área de GPSC - Global Purchasing & Supply Chain. A etapa mundial será realizada no início de outubro e contará com a participação de 25 universidades de diversos países, além de instituições dos EUA. No ano passado, a FGV EAESP também foi a grande vencedora da etapa mundial.

“Já estamos trabalhando no projeto que será apresentado em Detroit. Com certeza a equipe colocará esforço e dedicação em dobro para representar a FGV e o Brasil”, garante o professor Alexandre Pignanelli.

Conheça os cursos de graduação da FGV EAESP.