GVces cria programa ?Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor?

Institucional
19 Dezembro 2011

O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da EAESP, em parceria com a Citi Foudation, criou o programa de incentivo a projetos sustentáveis ?Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor?. O projeto mapeará pequenas empresas fornecedoras de tecnologias e serviços que possam ajudar grandes corporações a tornar seus processos de produção menos agressivos ao meio ambiente, além de montar uma rede para estreitar as relações entre essas organizações.O objetivo é criar um banco de dados on-line em que grandes empresas possam consultar projetos depequenos e médios empreendedores que já foram colocados em prática e que possam tornar seus processos de produção mais sustentáveis. Para as pequenas e médias empresas, a vantagem é a visibilidade frente às grandes, ampliando suas redes de negócios e possibilitando que seus serviços sejam oferecidos mais facilmente para as corporações. O programa ?Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor? valoriza empreendedores que buscam diferenciação no mercado de produtos e serviços investindo em tecnologias que utilizam matérias primas renováveis, economizam recursos, aumentam a eficiência dos mesmos e reduzem custos e riscos. A intenção é ajudar pequenas e médias empresas a se relacionar com as grandes, se inserindo no processo produtivo delas, explica o coordenador do GVces, Marco Monzoni , ao portal Terra. Ele diz ainda que atualmente não basta fazer um produto final ambientalmente correto, é necessário estender esse conceito para toda a cadeia de produção. O prazo de inscrição no programava vai de março até julho. Elas passarão por uma avaliação do GVces e as selecionadas farão parte do banco de dados. Segundo Monzoni, o programa vai trabalhar apenas com projetos que sejam considerados inovadores, sustentáveis e que já tenham sido colocados em prática.  O GVces também foi o responsável pela elaboração do questionário do Guia Exame de Sustentabilidade 2011. As empresas interessadas em participar do guia tiveram que responder a cerca de 140 perguntas, divididas em quatro partes: a primeira sobre compromisso, transparência e governança corporativa e as demais sobre as dimensões econômica, financeira, social e ambiental. Depois, tiveram seu desempenho avaliado e foi selecionado um grupo de cerca de 40 empresas. Após serem submetidas à decisão de um conselho deliberativo formado por especialistas, foram eleitas 20 empresas-modelo. A Unilever foi eleita a Empresa Sustentável do Ano. Para conhecer o programa ?Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor?, acesse www.inovacaonacadeiadevalor.com.br 

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