Ideia ao Negócio: Plataforma gratuita visa ajudar novos empreendedores

A iniciativa reúne um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento de novos negócios, principalmente, em tempos de crise como na pandemia do coronavírus
Administração
22 Maio 2020
Ideia ao Negócio: Plataforma gratuita visa ajudar novos empreendedores

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) acaba de lançar o “Ideia ao Negócio”, uma plataforma gratuita que tem o objetivo de ajudar no desenvolvimento de novos empreendimentos. A iniciativa reúne um conjunto de ferramentas para auxiliar empreendedores com os primeiros passos na estruturação de um novo negócio.

A plataforma conta com três blocos: a Ideação, com ferramentas que vão ajudar a repensar a essência, o foco do empreendimento; o segundo passo é o Desenvolvimento do Cliente, em launchpad, em que são compartilhadas as ferramentas para construir o negócio na lógica de Customer Development de Steve Blank e dicas fundamentais; na última etapa, os Fundamentos do Negócio apresentam todos os pontos essenciais para um plano de negócios.

“O modelo foi criado dentro FGV EAESP, testado e aperfeiçoado durante mais de cinco anos em matérias de empreendedorismos da graduação e pós-graduação da escola. A plataforma foi incorporada à lógica do processo de aceleração do FGV Ventures, a aceleradora da escola”, afirma Gilberto Sarfati, professor da FGV EAESP.

O professor ainda acrescenta que a iniciativa é um modelo de construção de novos negócios adaptado para a realidade do Brasil. “Ele contém passos fundamentais para a fase inicial de um negócio. Não importa se você está desenhando uma startup de tecnologia ou um negócio tradicional, ele vai te ajudar a refletir sobre as primeiras etapas. O site compartilha todo o modelo gratuitamente e visa colaborar com o movimento Lean Startup e com o desenvolvimento de novos negócios no Brasil.”

Para conhecer a plataforma acesse o site.