Imersão leva alunos de relações internacionais para organizações em Genebra e Viena

Alunos da Escola de Relações Internacionais participaram, durante 10 dias, de uma série de atividades em organismos globais, como as agências do Sistema ONU e algumas ONGs de atuação internacional
Relações Internacionais
06 Março 2020

A Escola de Relações Internacionais (FGV RI) proporcionou a 20 de seus alunos a oportunidade de participar de uma imersão internacional nas cidades de Genebra (Suíça) e Viena (Áustria). Eles puderam conhecer de perto organizações importantes para o funcionamento do Sistema Internacional, participando de palestras, simulações e visitas guiadas para vivenciar o dia a dia do trabalho nessas instituições.

O grupo permaneceu em Genebra de 27 a 31 de janeiro, onde participou de palestras e atividades em diferentes âmbitos do sistema ONU, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Também foram recebidos por outros organismos e ONGs internacionais, como a Cruz Vermelha, o International Campaign to Abolish Nuclear (ICAN), a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Missão Brasileira perante a OMC e o Graduate Institute and Development Studies (IHEID).

Já entre os dias 1 e 5 de fevereiro, as dinâmicas foram em Viena, com um foco mais direcionado às agências ligadas a práticas atômicas. Os alunos visitaram as instalações da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODOC), da Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBTO) e do Vienna Center for Disarmament and Non-Proliferation. Fundada em 2018, a FGV RI já acumula atividades de imersão nacionais e internacionais, levando nossos graduandos para experiências que se tornarão valiosas na construção da trajetória de cada um devido ao caráter técnico de tais atividades.