Impacto Social: FGV desenvolve pesquisas sobre os direitos humanos e políticas públicas
Conheça o Relatório de Impacto Social da FGV e entenda como a FGV desenvolve pesquisas e projetos que visam a construção de políticas de desenvolvimento inclusivas e socialmente sustentáveis

Os direitos humanos e o desenvolvimento social são temas de grande relevância para o Brasil e o mundo, pois estão no cerne da construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que incluem metas específicas relacionadas a essas áreas, como a erradicação da pobreza, a promoção da igualdade de gênero, a redução das desigualdades e a garantia de uma vida digna para todos.
Segundo dados da ONU, aproximadamente 9,2% da população mundial vive em extrema pobreza, o que evidencia a necessidade urgente de ações para melhorar as condições de vida dessas pessoas.
Nesse contexto, é fundamental que os governos, organizações e a sociedade civil trabalhem em conjunto para promover a conscientização sobre os direitos humanos e garantir que as políticas públicas estejam alinhadas com os princípios de justiça e equidade.
Ao reconhecer a complexidade desses desafios, a FGV desenvolve pesquisas e projetos que visam a construção de políticas de desenvolvimento inclusivas e socialmente sustentáveis:
Infodengue - o sistema inovador de diagnóstico automático da situação de transmissão de arboviroses: O Infodengue é um sistema de diagnóstico automático da situação de transmissão de arboviroses, que utiliza dados de diferentes fontes: epidemiológicos, climáticos e comportamentais, para capturar e harmonizar informações e retornar relatórios de situação para agentes de saúde e a população. Desde 2015, o sistema funciona continuamente em 790 municípios brasileiros para vigilância da dengue. A FGV é uma das instituições responsáveis pelo desenvolvimento do sistema e seu trabalho nesse projeto reforça sua posição como líder em inovação e tecnologia para a saúde pública.
Renda e alimentação saudável: A pesquisa investigou a discrepância no consumo de alimentos saudáveis entre as classes sociais. Estudos anteriores apontaram que consumidores de classes sociais mais baixas possuem percepções particularmente negativas a respeito de alimentos saudáveis (são vistos como não saciáveis por esse grupo). Com base nesses resultados, foi desenhada uma intervenção que buscou atenuar essas associações e, consequentemente, aumentou a escolha de produtos saudáveis por consumidores de baixa classe social.
Brasil 2040 - rumo a uma sociedade mais próspera, inclusiva e sustentável: A FGV lidera um projeto inovador para estimar, cientificamente, caminhos possíveis na construção de uma sociedade brasileira mais justa, próspera e inclusiva até 2042. O projeto, intitulado “Brazil 2040: Towards a More Prosperous, Inclusive, and Sustainable Society”, é baseado em uma metodologia netnográfica que envolve análises quantitativas e qualitativas de modelos de crescimento e ciclos econômicos, bem como tradições históricas e fatores subjetivos da sociedade.
Sobre o Relatório de Impacto Social
O Relatório de Impacto Social mostra a produção intelectual da Fundação Getulio Vargas com dados, números, pesquisas, levantamentos das áreas da FGV por meio de um material informativo e agregador da atuação da Fundação e as mudanças positivas que a instituição gera na sociedade.
Alinhado à missão de estimular o desenvolvimento socioeconômico nacional, o documento apresenta dados e destaques sobre a evolução da FGV em suas principais áreas de impacto, seja por meio de projetos, iniciativas ou atividades voltadas para a inovação em políticas públicas e orçamentárias, economia verde, direitos humanos e desenvolvimento social, defesa e segurança nacionais e produtividade e inserção globais.
Acesse o link e veja o relatório na íntegra.
Leia também