Impacto Social: FGV estimula produtividade e inserção global
A Fundação Getulio Vargas investe na promoção da produtividade e da inserção global no Brasil por meio de iniciativas, pesquisas e projetos específicos voltados a estes temas. Uma das principais contribuições da instituição é o desenvolvimento de estudos que avaliam o impacto das políticas comerciais e de investimento no desempenho econômico do país. Estas análises fornecem informações valiosas para a tomada de decisões dos formuladores de políticas públicas e para a elaboração de estratégias que possam melhorar a posição do Brasil no cenário mundial.
Além disso, a FGV promove eventos, debates e seminários com especialistas internacionais, fomentando o diálogo e a cooperação entre acadêmicos, profissionais e representantes governamentais. Tais atividades estimulam a troca de experiências e conhecimentos, fundamentais para a identificação de melhores práticas e soluções inovadoras na área de produtividade e inserção global:
Feira internacional de negócios da indústria de alimentos e bebidas no Brasil: Entre as parcerias estratégicas da FGV Europe destaca-se o acordo de cooperação com a maior empresa de feiras comerciais da Alemanha, a Koelnmesse. Assim surgiu a oportunidade de trazer para o Brasil a primeira feira exclusiva de negócios da indústria de alimentos e bebidas, a Anufood Brazil 2019. Em sua segunda edição, em março de 2020, a Feira incluiu a coorganização de um congresso.
Comércio na Bacia do Atlântico: As pesquisas em Comércio e Economia do projeto Jean Monnet Atlantic Network 2 (JMAN2) analisam as relações comerciais dentro da Bacia do Atlântico, assim como o papel dos principais atores na região e a interdependência econômica que caracteriza a União Europeia e seus parceiros atlânticos. A pesquisa visa compreender o impacto mais amplo das negociações e conflitos econômicos EUA-China sobre o Atlântico, o envolvimento econômico da Ásia no Hemisfério Atlântico e como isso está afetando os padrões de comércio e investimento e outras ligações econômicas em geral, como as inflexões correlatas sobre as cadeias de valor e suprimentos na região.
Oportunidades comerciais na Ásia não chinesa com ferramentas estatísticas avançadas: Com base em dados da Organização Mundial do Comércio (OMC), as economias asiáticas não chinesas responderam por cerca de 10% do comércio mundial em 2019, totalizando US$ 3,3 trilhões em exportações. Isso evidencia a crescente importância desses países no comércio global e a possibilidade de estabelecer parcerias comerciais estratégicas para o Brasil. Com esse objetivo, a FGV está conduzindo uma pesquisa para identificar oportunidades comerciais do Brasil na região asiática não chinesa utilizando ferramentas estatísticas avançadas.
Sobre o Relatório de Impacto Social
O Relatório de Impacto Social mostra a produção intelectual da Fundação Getulio Vargas com dados, números, pesquisas, levantamentos das áreas da FGV por meio de um material informativo e agregador da atuação da Fundação e as mudanças positivas que a instituição gera na sociedade.
Alinhado à missão de estimular o desenvolvimento socioeconômico nacional, o documento apresenta dados e destaques sobre a evolução da FGV em suas principais áreas de impacto, seja por meio de projetos, iniciativas ou atividades voltadas para a inovação em políticas públicas e orçamentárias, economia verde, direitos humanos e desenvolvimento social, defesa e segurança nacionais e produtividade e inserção globais.
Notícias relacionadas
- Políticas Públicas09/09/2024
- Políticas Públicas06/09/2024
- Políticas Públicas06/09/2024