Institucional

Impacto Social: FGV expande as fronteiras entre defesa e segurança nacional

Conheça o Relatório de Impacto Social e entenda como a FGV atua para a expansão das fronteiras do conhecimento e na proposição de soluções inovadoras para enfrentar os desafios da segurança nacional.

Compartilhe:
Impacto Social: FGV expande as fronteiras entre defesa e segurança nacional

A defesa e segurança nacionais são aspectos fundamentais para a estabilidade e o progresso de qualquer país. Em um mundo cada vez mais interconectado e complexo, as nações enfrentam desafios que extrapolam em muito as implicações comuns às ameaças militares mais tradicionais. Para o Brasil, a defesa e segurança nacionais são essenciais para preservar a soberania, garantir a integridade territorial e promover o desenvolvimento nacional.  

A Fundação Getulio Vargas é uma das instituições de produção, ensino e disseminação científicas que mais contribui para este setor, atuando para a expansão das fronteiras do conhecimento e na proposição de soluções inovadoras e eficazes para enfrentar os multifacetados desafios da segurança nacional: 

  • Exercício Guardião Cibernético 4.0: Em virtude do Acordo de Cooperação com o Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) do Exército Brasileiro, a FGV apoiou a realização do Exercício Guardião Cibernético 4.0 (EGC 4.0), realizado em agosto de 2022. O EGC é o maior exercício simulado de Defesa Cibernética do hemisfério sul, equiparado aos principais exercícios internacionais, como o Locked Shields (OTAN) e Ciber Perseu (Portugal). Nesse sentido, coube à FGV desenvolver o Estudo de Mapeamento de Atividades do EGC 4.0, visando contribuir para o aprimoramento da modelagem de seus processos, em benefício das futuras edições do Exercício.   

  • Estudo do crime organizado em favelas do Rio de Janeiro: Um problema central para a evolução do conhecimento na área de segurança pública e crime organizado é a falta de informações devido aos riscos associados ao processo de coleta de dados. Atualmente, existe um limitado conhecimento sobre aspectos do funcionamento do crime organizado. Visando transpor esse problema de acesso a informações de grupos organizados, esse projeto foi desenvolvido em parceria com o Disque-Denúncia, central de atendimento especializada em atender a população que vivencia ou presencia ações criminosas. Especificamente, as pessoas que ligam para o Disque-Denúncia foram perguntadas se podem responder um questionário sobre a sua comunidade, acessando, assim, um público que tem um perfil mais crítico e maior abertura para conversar sobre os problemas locais. 

  • A renovação da Esquadra brasileira: Com o objetivo de renovar a Esquadra brasileira, o Programa de Obtenção de Meios de Superfície (PROSUPER), da Marinha do Brasil, visa o desenvolvimento de navios-escolta, navios-patrulha oceânicos e de navios de apoio logístico. A mais importante iniciativa no âmbito do projeto, atualmente, é o Programa Fragatas “Classe Tamandaré”, para a construção, no país, de quatro fragatas modernas de alta complexidade tecnológica, com previsão de entrega para o período entre 2025 e 2028. A FGV teve papel importante no desenvolvimento da metodologia para a seleção do consórcio internacional responsável pela implementação do projeto e no apoio à Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) na feitura e negociação das cláusulas contratuais para construção das Fragatas, além de continuar a contribuir para a qualidade de gestão do Programa. 

Sobre o Relatório de Impacto Social 

O Relatório de Impacto Social mostra a produção intelectual da Fundação Getulio Vargas com dados, números, pesquisas, levantamentos das áreas da instituição por meio de um material informativo e agregador da atuação da Fundação e as mudanças positivas que a instituição gera na sociedade. 

Alinhado à missão de estimular o desenvolvimento socioeconômico nacional, o documento apresenta dados e destaques sobre a evolução da FGV em suas principais áreas de impacto, seja por meio de projetos, iniciativas ou atividades voltadas para a inovação em políticas públicas e orçamentárias, economia verde, direitos humanos e desenvolvimento social, defesa e segurança nacionais e produtividade e inserção globais. 

Acesse o link e veja o relatório na íntegra.