Impactos da política monetária na economia serão debatidos em webinar

Evento será realizado no dia 15 de abril, como parte das comemorações pelos 70 anos do FGV IBRE
14 Abril 2021
Impactos da política monetária na economia serão debatidos em webinar

O Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), que está completando 70 anos este ano, e o jornal O Estado de S. Paulo, promovem o webinar A política monetária e seus impactos na economia, que será realizado no dia 15 de abril, das 10h às 11h30. Participam do encontro Carlos Viana, sócio-fundador e head de Research da Asset 1 e ex-diretor do Banco Central; José Júlio Senna, chefe do Centro de Estudos Monetários do FGV IBRE e Márcio Garcia, professor titular do Departamento de Economia da PUC-RJ. A mediação será de Fábio Alves, colunista do Broadcast do Estadão. O evento faz parte do ciclo de Debates FGV IBRE – O Estado de S. Paulo, iniciado no mês passado.

A pandemia da Covid-19 levou vários países a realizarem expansões monetárias sem precedentes históricos, incluindo muitos emergentes que, ineditamente, testaram instrumentos monetários não convencionais. No Brasil, o Banco Central reduziu recentemente a taxa real de juros. Com o recrudescimento da crise sanitária este ano e a inflação já mostrando força, o BC elevou a Selic em 0,75%, sinalizando novos aumentos futuros se a pressão inflacionária persistir.

Qual o balanço que se pode fazer dessas várias experiências? Olhando para o futuro, qual será o papel da política monetária nesse quadro de recuperação econômica, diante de uma pandemia que não dá tréguas? Esses serão alguns temas a serem debatidos no evento, que será transmitido pelos canais da FGV e do Estadão no YouTube, assim como no LinkedIn da FGV.

O encontro é destinado para economistas, profissionais que atuam no mercado financeiro, estudantes da área e pessoas interessadas no tema. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.