INCC-M: Custo da construção varia 0,26% em janeiro de 2020

29 Janeiro 2020
INCC-M: Custo da construção varia 0,26% em janeiro de 2020

O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M) do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) subiu 0,26% em janeiro de 2020, percentual superior ao apurado no mês anterior, quando variou 0,14%. A taxa do índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços subiu 0,45% em janeiro, após queda de 0,01% em dezembro. O índice referente à Mão de Obra variou 0,09% em janeiro, após subir 0,26% em dezembro.

No grupo Materiais, Equipamentos e Serviços, a variação correspondente a Materiais e Equipamentos foi de 0,47%, contra -0,04% no mês anterior. Todos os subgrupos componentes apresentaram acréscimo em suas taxas de variação, destacando-se materiais para estrutura, cuja taxa passou de -0,27% para 0,29%.

A variação relativa a Serviços passou de 0,11% em dezembro para 0,37% em janeiro. Neste grupo, vale destacar o avanço da taxa do item vale transporte, que passou de 0,00% para 0,87%. O índice referente à Mão de Obra variou 0,09% em janeiro. No mês anterior, este grupo apresentou taxa de 0,26%.

Seis capitais apresentaram aceleração em suas taxas de variação: Salvador, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. Em contrapartida, Belo Horizonte apresentou decréscimo em sua taxa de variação.

O estudo completo está disponível no site.