INCC-M varia 1,29% em novembro

25 Novembro 2020
INCC-M varia 1,29% em novembro

Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M), divulgado nesta quarta, 25 de novembro, pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), variou 1,29% em novembro de 2020, percentual inferior ao apurado no mês anterior, quando o índice registrou taxa de 1,69%. Com este resultado, o índice acumula alta de 7,71% no ano e de 7,86% em 12 meses. A taxa do índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços passou de 3,37% em outubro para 2,45% em novembro. O índice referente à Mão de Obra variou de 0,19% em outubro para 0,24% em novembro.

Materiais, Equipamentos e Serviços

No grupo Materiais, Equipamentos e Serviços, a taxa correspondente a Materiais e Equipamentos variou 2,85%, contra 4,12% no mês anterior. Dois dos quatro subgrupos componentes apresentaram decréscimo em suas taxas de variação, destacando-se materiais para estrutura (4,45% para 3,22%) e materiais para instalação (7,55% para 2,79%).

A variação relativa a Serviços passou de 0,33% em outubro para 0,73% em novembro. Neste grupo, vale destacar o avanço da taxa do item refeição pronta no local de trabalho, que passou de 0,38% para 1,81%.

Mão de obra

A taxa de variação referente ao índice da Mão de Obra passou de 0,19% em outubro para 0,24% em novembro.

Capitais

Seis capitais apresentaram desaceleração em suas taxas de variação: Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Em contrapartida Porto Alegre apresentou acréscimo em sua taxa de variação.

O estudo completo está disponível no site.