Indicador do IBRE revela expectativas de inflação dos consumidores

09 Junho 2014

O Instituto Brasileiro de Economia (FGV/IBRE) lança este mês o Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores ?  obtido com base em informações coletadas no âmbito da Sondagem de Expectativas do Consumidor.  Os indicadores de expectativas inflacionárias quantitativas são produzidos pelo IBRE desde setembro de 2005 e eram divulgados de forma acessória às análises sobre a evolução da confiança do consumidor.De acordo com o instituto, as expectativas de inflação são importantes para o entendimento do processo inflacionário e podem ser utilizadas como suporte para a tomada de decisão no âmbito privado e na calibragem da política econômica de curto prazo.Primeiros resultadosAs expectativas de inflação dos consumidores vinham apresentando uma tendência ascendente entre janeiro de 2013 e abril passado. Neste período, as taxas medianas previstas pelo brasileiro passaram de 6,3% para 7,5%, com uma aceleração entre março e abril de 2014, quando a mediana das previsões avançou de 7,2% para 7,5%, o maior nível desde novembro de 2005 (7,8%). Os resultados de maio de 2014 sinalizam acomodação em relação o mês anterior, com retorno da mediana aos 7,2%.De acordo com o economista Angelo Polydoro, do IBRE, o resultado deve ser interpretado com cautela. ?A expectativa de inflação dos consumidores vem apresentando tendência de elevação desde fevereiro de 2013. Embora tenha caído no mês de maio, é prematuro afirmar que se iniciará uma trajetória de queda?, afirma.Clique e saiba mais sobre o novo indicador.