Iniciativa inédita leva os Dispute Boards para o centro do debate acadêmico e profissional
Evento inédito promovido pela Câmara FGV de Mediação e Arbitragem marca avanço no debate acadêmico e profissional sobre métodos de resolução de disputas

A Primeira Competição de Dispute Boards reuniu engenheiros, arquitetos, advogados e estudantes das três áreas em uma experiência prática, interdisciplinar e inovadora.
Organizada pela Câmara FGV de Mediação e Arbitragem, a iniciativa aconteceu entre os dias 23 e 25 de julho de 2025, e foi considerada um marco nacional e internacional ao trazer, pela primeira vez, uma competição inteiramente dedicada a simulações de Comitês de Solução de Controvérsias (Dispute Boards). Os participantes vivenciaram intensas rodadas de argumentação técnica e jurídica, troca de conhecimentos e colaboração entre profissionais e jovens talentos.
A Competição tem como objetivo difundir a utilização do Dispute Board como método adequado à solução de conflitos, especialmente em contratos complexos e de longa duração, além de fomentar o debate e o estudo do tema, contribuindo diretamente para a formação de profissionais especializados e qualificados para atuar nesse procedimento dentro e fora das fronteiras brasileiras.
Esse resultado só foi possível graças ao apoio de instituições e empresas que compartilham a missão de fortalecer a cultura dos Dispute Boards no Brasil. A Câmara FGV agradece aos patrocinadores e apoiadores da competição: Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Câmara Amcham, Câmara CAMARB, Canal Arbitragem, AACE, CONIMA, DRBF, FGV Direito São Paulo, IBDIC, IBGCONF, IBRACONT, Infrawomen, M1 Consultoria, OAB RJ, MBA Construction Claims Specialist da PUC Minas e FGV Direito Rio.
Leia também