Iniciativa visa apresentar soluções financeiras inovadoras para empreendedores

16 Julho 2020
Iniciativa visa apresentar soluções financeiras inovadoras para empreendedores

O Núcleo de Startups, Inovação, Venture Capital e Private Equity da Fundação Getulio Vargas (FGV NEST) se tornou parceiro do 2° XTARTUP –  Microfinanças, desafio para startups voltado aos microempreendedores informais organizado pela Caixa Econômica Federal (CEF) com apoio do SEBRAE. O objetivo desta edição do programa, focada em microfinanças, é entregar produtos financeiros de maneira inovadora com foco em mudar a vida de empreendedores ainda não formalizados, que querem crescer com seu pequeno negócio.

A iniciativa, que tem inscrições até dia 19 de julho, está selecionando startups, scale-ups e demais empresas em busca de soluções inovadoras em microfinanças. A CEF pretende rodar o programa em menos de quatro meses, das inscrições até a experimentação, e dará um subsídio de 10 a 30 mil reais para cada startup que chegar na fase de experimentação. Serão escolhidas até 10 soluções para serem experimentadas regionalmente, ampliando nacionalmente com aqueles que tiverem maior desempenho durante o programa.

Segundo Rodrigo Salgado, Gerente Executivo de Inovação da Caixa Econômica Federal, “o programa é uma chamada quase humanitária, haja vista que as soluções atenderão microempreendedores informais, isto é, o pipoqueiro, sapateiro, vendedor de marmita, etc, pessoas que estão excluídas do sistema financeiro nacional por não terem histórico de pagamento, comprovante de renda, etc”. Ele completa que “as soluções para esse público precisam ser diferentes, além de simples e desburocratizadas, e precisam ser acopladas a uma orientação de investimento. Nosso objetivo não é apenas dar crédito, precisamos oferecer serviços financeiros na medida do que eles precisam, de maneira responsável e sustentável.”

“As Fintechs fazem parte de um dos segmentos de startups mais dinâmicos globalmente, e que tem trazido soluções inovadoras para o Brasil nos últimos anos”, afirma o professor Caio Ramalho, coordenador do FGV NEST. “Ser parceiro da CEF no 2° XTARTUP traz uma conexão relevante entre empreendedores, governo, empresas, investidores e academia, que está entre os objetivos fundamentais do FGV NEST na geração e disseminação de conhecimento sobre startups, inovação, venture capital e private equity”, completa.

Para mais informações e inscrições, acesse o site.