Inserção das mulheres no mercado de trabalho será tema de webinar

19 Abril 2021
Inserção das mulheres no mercado de trabalho será tema de webinar

A presença das mulheres no mercado de trabalho aumentou substancialmente nas últimas décadas no Brasil. No entanto, elas ainda enfrentam barreiras para conseguir salários semelhantes aos dos homens, principalmente em ocupações de maior qualificação. Baseado nessa premissa, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) realiza, no próximo dia 22 de abril, das 10h às 11h30, o webinar “A inserção das mulheres no mercado de trabalho”, em parceria com o jornal Folha de S. Paulo. O evento faz parte das comemorações dos 70 anos do FGV IBRE.

Estudos mostram que as barreiras ao desenvolvimento da carreira feminina estão associadas a fatores como a dupla jornada de trabalho, com ocupação profissional somada às tarefas domésticas e aos cuidados com os filhos; culturas organizacionais de promoção baseadas em critérios de avaliação masculinos; e barreiras que dificultam a progressão na carreira. A recessão decorrente da Covid-19 afetou desproporcionalmente as mulheres, particularmente as mães. Mesmo em um cenário em que a pandemia recue, com o avanço da vacinação, alguns dos seus impactos sobre o mercado de trabalho serão persistentes. Políticas públicas podem ser necessárias para impedir que a crise sanitária resulte em retrocesso nos ganhos das mulheres no mercado de trabalho.

Participarão do encontro Ana Luiza Neves de Holanda Barbosa, pesquisadora do IPEA; Cecilia Machado, professora da FGV EPGE; e Laisa Racther, pesquisadora do FGV IBRE. A mediação será conduzida por Fernando Canzian, repórter especial da Folha de S. Paulo. O evento será transmitido pelos canais da FGV e do jornal no YouTube, assim como no LinkedIn da FGV.

O webinar é destinado a empresas de diferentes segmentos de atuação, profissionais de Recursos Humanos, estudantes da área e pessoas interessadas no tema. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.