Institucional

Instituto Brasileiro de Economia cria Centro de Estudos Monetários

Compartilhe:

O Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) decidiu criar um Centro de Estudos Monetários para monitorar a política de juros brasileira e dos principais mercados do mundo. Experiência inédita no Brasil ? onde o acompanhamento de política monetária geralmente é feito por bancos privados e firmas de investimento ? a ideia do centro é do diretor do IBRE, Luiz Guilherme Schymura, que convidou economista José Julio Senna para elaborar o projeto de funcionamento e assumir sua coordenação.
 

Senna foi diretor do Banco Central (BC) em 1985 e professor da EPGE até 1988. Em 2010, lançou pela Editora FGV o livro Política Monetária: Ideias, Experiências e Evolução, sobre a história da moeda no mundo e no Brasil. O economista também é sócio da MCM Consultores e integrante do conselho-diretor da Fundação.
 

das missões do novo centro será funcionar como veículo de divulgação de trabalhos acadêmicos sobre política monetária e assuntos relacionados à moeda em geral. Outro propósito será acompanhar a política de curto prazo dos bancos centrais dos principais mercados, com divulgação de um boletim de monitoramento de política monetária.
 

centro pretende, também, criar uma sessão de issues and concepts in monetary policy (questões e conceitos de política monetária), destinada a disseminar ideias pioneiras sobre o tema.
 

O IBRE quer, ainda, que o Centro de Estudos Monetários seja uma referência internacional no debate de estudos monetários ao convidar banqueiros centrais e ex-dirigentes que se destacam em todo o mundo para dialogar com o instituto sobre suas experiências.
 

A criação do novo centro faz parte da estratégia de Schymura de fortalecer o IBRE, o mais antigo centro de estudos econômicos do país, fundado em 1951.