IV Seminário de Análise Conjuntural projeta 2021 após ano de pandemia

03 Dezembro 2020
IV Seminário de Análise Conjuntural projeta 2021 após ano de pandemia

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) realiza no dia 7 de dezembro, das 10h às 11h30, o IV Seminário de Análise Conjuntural 2020. O evento virtual será o último deste ano, marcado pela pandemia do coronavírus e seus impactos na saúde e na economia do Brasil e do mundo, e conta com a correalização do jornal O Estado de S. Paulo. e será transmitido pelos canais FGV no YouTube e no LinkedIn.

O país, que estava se recuperando da onda da recessão anterior, perdeu ainda mais fôlego com o tsunami da Covid-19, que impôs o isolamento social e impactou fortemente a economia, principalmente o setor de serviços.

Depois da queda de 11,9% do PIB no primeiro trimestre, a economia vem se recuperando, mas 2020 deve fechar com uma perda de 5,0% da atividade econômica. O desemprego elevado, o aumento da informalidade e da desigualdade social, a situação fiscal, as incertezas políticas, a inflação e o cenário externo também são desafios para o governo no ano que vem.

Silvia Matos, coordenadora do Boletim MACRO IBRE; Armando Castelar, coordenador da área de Economia Aplicada do FGV IBRE; e José Júlio Senna, chefe do Centro de Estudos Monetários do FGV IBRE, irão debater os possíveis impactos de uma segunda onda, que já se desenha na Europa, no Brasil e em outras partes do mundo; como será o cenário no ano que vem, caso uma vacina não esteja disponível a todos; e como manter os incentivos fiscais oferecidos pelo governo para a recuperação, sem pressionar ainda mais as contas públicas. Completa o grupo a jornalista Silvia Araujo, editora executiva do Broadcast, que mediará o evento.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente no evento pelo site.