Jean Monnet Network on Atlantic Studies apresenta resultados dos três anos de projeto

Especialistas internacionais analisaram as recentes mudanças e os futuros impactos para o Atlântico
Relações Internacionais
04 Novembro 2019
Jean Monnet Network on Atlantic Studies apresenta resultados dos três anos de projeto

O Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional da Fundação Getulio Vargas (FGV NPII) coordenou durante os últimos três anos o projeto “Jean Monnet Network on Atlantic Studies”, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia (UE). O projeto envolveu uma rede de pesquisadores de 10 Instituições de Pesquisa e think tanks, distribuídos pelos quatro continentes do Atlântico, em países considerados estratégicos para o bloco europeu.

Acadêmicos internacionais renomados, advindos da rede Jean Monnet, colaboraram na exploração interdisciplinar de três temas de particular relevância para a UE: energia; interações econômicas e comerciais; e desafios à segurança humana.

O projeto promoveu diversos encontros ao longo desses três anos, com o objetivo de reunir especialistas internacionais para analisar, no âmbito do espaço atlântico, as relações entre energia e transporte; as mudanças na conectividade comercial; e o entendimento sobre as ameaças à segurança humana.

As atividades de pesquisa geraram três livros, que refletem a interação entre estudiosos da rede e especialistas externos:

  • - Energy & Transportation in the Atlantic Basin;
  • - Trade and Commercial Interactions in the Atlantic Basin;
  • - Evolving Human Security Challenges in the Atlantic Space.
  •  

Os livros buscam apresentar novas ideias e conhecimentos sobre esse importante conjunto de assuntos e ajudar a enquadrar os debates sobre políticas nessas áreas, em um contexto internacional moderno. Tanto os capítulos individuais como a publicação final completa estão disponíveis, em inglês, na Biblioteca Digital da FGV e também no site do projeto, como fontes abertas de pesquisa.

As publicações impressas também estão disponíveis para consulta na Biblioteca Central da FGV. Eles serão um recurso essencial para estudantes, acadêmicos e formadores de opinião que buscam uma melhor compreensão dos diferentes temas na União Europeia e nos continentes da bacia atlântica.

Para ter acesso aos materiais produzidos pelo projeto, acesse o site do Jean Monnet Network on Atlantic Studies.