Livro analisa efeitos institucionais, econômicos e jurídicos da Operação Lava-Jato

Os autores se dedicaram a analisar as complexidades da Operação Lava-Jato a partir de diferentes abordagens, incluindo os efeitos institucionais e econômicos provocados por ela, aspectos relacionados à cooperação jurídica internacional e acordos de leniência, entre outros temas.
11 Janeiro 2021

A FGV Direito SP, em parceria com o Wilson Center Brazil Institute, a USP e o Mackenzie, lançaram em novembro o livro “Lessons of Operation Car Wash: A legal, institutional and economic analysis”. Organizado pelos professores Paulo Goldschmidt, da FGV Direito SP, e Fábio Bechara, do Mackenzie, a obra reúne artigos de 13 estudiosos do tema.

Escrito em inglês, o livro tem o objetivo de analisar as causas e os efeitos da corrupção sistêmica no Brasil e, em especial, as respostas das autoridades judiciais envolvidas na Operação Lava-Jato. Os autores - Fernanda Regina Vilares, Ligia Maura Costa, Maria Lucia L.M. Padua Lima, Paulo C. Goldschmidt, Maria Thereza Rocha de Assis Moura, Marta Saad, Marcos Zilli, Fabio Ramazzini Bechara, Gianpaolo Poggio Smanio, Adriano Teixeira, Raquel Scalcon, Marco Aurélio Florêncio Filho  e Giovani Agostini Saavedra – se dedicaram a analisar as complexidades da Operação Lava-Jato a partir de diferentes abordagens e preocupações, incluindo os efeitos institucionais e econômicos provocados por ela, aspectos relacionados à cooperação jurídica internacional e acordos de leniência, entre outros temas.

Acesse o livro Lessons of Operation Car Wash: A legal, institutional and economic analysis