Livro elaborado por equipe do CPDOC é aprovado pelo PNLD 2012

31 Março 2011

?Tempos Modernos, Tempos de Sociologia?, livro de sociologia para o Ensino Médio escrito pelas professoras Helena Bomeny, Bianca Freire-Medeiros, Julia O?Donnell e por Raquel Emerique, do CPDOC,  foi selecionado pelo PNLD 2012 (Programa Nacional do Livro Didático). O edital para seleção de obras a serem recomendadas para adoção pelas escolas selecionou apenas duas obras dentre as 14 que foram inscritas no processo de avaliação. Publicado pela Editora do Brasil, o livro é elogiado pela comissão avaliadora por sua abordagem original, que apresenta a teoria sociológica a partir de uma temática central: o cinema. ?A partir de cenas descritas do filme ?Tempos modernos?, de Charles Chaplin, o livro introduz alguns dos conceitos e teorias fundamentais das Ciências Sociais que procuram analisar ações, pensamentos e sentimentos típicos da vida urbana industrial moderna. O livro estabelece uma homologia entre o cinema e as Ciências Sociais, apresentando-os como modalidades distintas de consciência da vida social moderna?, diz o guia que recomenda aos professores as duas obras selecionadas. O relatório celebra, ainda, a escolha pouco usual dos autores apresentados no livro, e o cuidado tido para que não se estabelecesse uma espécie de ?senso comum sociológico?. Cada obra escolhida para falar sobre as Ciências Sociais é considerada em seu próprio contexto histórico, científico, social e cultural. Os pareceristas elogiam também a linguagem acessível utilizada no livro e o fato de aproximar as teorias das Ciências Sociais a questões da realidade brasileira. A obra consegue, assim, de acordo com o parecer, converter a disciplina científica em disciplina escolar, o que exige uma boa combinação entre conteúdos de referência e conhecimentos pedagógicos e didáticos.Composto por 20 capítulos (um total de 280 páginas), ?Tempos Modernos, Tempos de Sociologia? divide-se em três partes. A primeira, intitulada ?A aventura sociológica?, apresenta a Sociologia e seu contexto de surgimento. A segunda, de título ?A Sociologia vai ao cinema?, apresenta alguns clássicos do pensamento social do século XX e os relaciona a cenas do filme ?Tempos modernos?. A parte final, ?A Sociologia vem ao Brasil?, discute nove temas da Sociologia que são analisados no contexto brasileiro: urbanização, trabalho, religião, tribos urbanas, desigualdades sociais, política, violência, consumo e pensamento social. O  livro conta ainda com  uma lista de verbetes sociológicos e a relação de fontes e bibliografias citadas e consultadas.A comissão de avaliação reconheceu as dificuldades que o ensino da Sociologia, ausente dos currículos escolares obrigatórios por quase 70 anos, pode ter implicado; e que requer trabalho contínuo a conversão de conteúdos que se desenvolveram quase que exclusivamente no meio acadêmico para o ensino escolar. Para baixar o guia completo que recomenda obras de Sociologia para o Ensino Médio, a serem adotadas nas escolas a partir de 2012, clique aqui.