Livro TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIA é finalista do prêmio Jabuti

30 Setembro 2011

O livro TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIA (Ed. do Brasil/Ed. FGV), de autoria das professoras do CPDOC Helena Bomeny e Bianca Freire-Medeiros, juntamente com Julia O?Donnell e Raquel Emerique, está entre os finalistas do 53º Prêmio Jabuti na categoria didáticos e paradidáticos. No início deste ano, o livro havia sido um dos dois únicos indicados pelo MEC para adoção na rede pública de ensino médio na área de Sociologia. Publicado pela Editora do Brasil, o livro foi elogiado pelos pareceristas do MEC por sua abordagem original, que apresenta a teoria sociológica a partir de uma temática central: o cinema. ?A partir de cenas descritas do filme ?Tempos modernos?, de Charles Chaplin, o livro introduz alguns dos conceitos e teorias fundamentais das Ciências Sociais, que procuram analisar ações, pensamentos e sentimentos típicos da vida urbana industrial moderna. O livro estabelece uma homologia entre o cinema e as Ciências Sociais, apresentando-os como modalidades distintas de consciência da vida social moderna.?, diz o guia que recomenda aos professores as duas obras selecionadas. O relatório celebra, ainda, a escolha pouco usual dos autores apresentados no livro, e o cuidado tido para que não se estabelecesse uma espécie de ?senso comum sociológico?. Cada obra escolhida para falar sobre as Ciências Sociais é considerada em seu próprio contexto histórico, científico, social e cultural. Os pareceristas elogiam também a linguagem acessível utilizada no livro e o fato de aproximar as teorias das Ciências Sociais a questões da realidade brasileira. A obra consegue, assim, de acordo com o parecer, converter a disciplina científica em disciplina escolar, o que exige uma boa combinação entre conteúdos de referência e conhecimentos pedagógicos e didáticos. Composto por 20 capítulos (um total de 280 páginas), ?Tempos Modernos, Tempos de Sociologia? divide-se em três partes. A primeira, intitulada ?A aventura sociológica?, apresenta a Sociologia e seu contexto de surgimento. A segunda, de título ?A Sociologia vai ao cinema?, apresenta alguns clássicos do pensamento social do século XX e os relaciona a cenas do filme ?Tempos modernos?. A parte final, ?A Sociologia vem ao Brasil?, discute nove temas da Sociologia que são analisados no contexto brasileiro: urbanização, trabalho, religião, tribos urbanas, desigualdades sociais, política, violência, consumo e pensamento social. O livro possui ainda uma lista de verbetes sociológicos e a relação de fontes e bibliografias citadas e consultadas.