Mestrado Profissional: FGV abre novo curso de Relações Internacionais
A Escola de Relações Internacionais (FGV RI) anuncia a abertura do seu novo curso de Mestrado Profissional em Relações Internacionais (MPRI), em São Paulo. O Programa de pós-graduação stricto sensu (MPRI) alia o rigor da produção científica de ponta da área de Relações Internacionais ao desenvolvimento de habilidades e competências práticas com grande aplicabilidade ao mercado de trabalho global.
O mestre em Relações Internacionais da FGV sai preparado para solucionar problemas reais utilizando teorias e métodos sofisticados próprios da área. Com uma proposta pedagógica inovadora e uma estrutura curricular diferenciada, o programa qualifica seus alunos para a atuação profissional em diversos setores, incluindo organismos internacionais, empresas multinacionais, bancos e corretoras de investimento, organizações da mídia e de representação de interesses, organizações do terceiro setor, agências governamentais, além de institutos de pesquisa e think tanks.
O diretor da FGV RI, professor Celso Castro, destaca: “A FGV RI abre seu mestrado profissional em um momento de alta demanda por profissionais de Relações Internacionais qualificados e capazes de entregar soluções para os inúmeros desafios que surgem a nível global”.
O curso é indicado tanto para aqueles que, recém-graduados em qualquer área do conhecimento, buscam adquirir ferramentas práticas para atuar na área de RI, quanto para profissionais com trajetórias consolidadas que desejam redirecionar suas carreiras para um campo em rápido crescimento, com múltiplas oportunidades em todos os setores da economia e da vida pública que possuam alguma interface internacional. As aulas ocorrerão duas vezes por semana, no período noturno, com alguns encontros complementares aos sábados pela manhã. O curso tem duração de 24 meses, distribuídos em 4 semestres regulares.
Diferenciais do MPRI
- Desenvolvimento de habilidades analíticas, com foco em escrita e comunicação claras e eficazes (em português e inglês), no campo das Relações Internacionais.
- Formação em métodos quantitativos e data literacy aplicados à análise e tomada de decisões em Relações Internacionais, com acompanhamento personalizado para estudantes com diferentes níveis de familiaridade com essas ferramentas.
- Corpo docente com formação em instituições de ponta no exterior e ampla experiência profissional para além da área acadêmica.
- Centro de Carreiras próprio, dedicado especificamente ao mercado de trabalho em Relações Internacionais, com amplos recursos voltados à inserção e ao desenvolvimento profissional de alunos e egressos.
- Múltiplas oportunidades de integrar experiências internacionais à formação do aluno, por meio de intercâmbios, cursos de curta duração, imersões, e constante interação com professores e profissionais de diferentes países.
- Ambiente bilíngue, com atividades de sala de aula e extraclasse frequentemente realizadas em inglês.
“Mestrados profissionais em RI ainda são escassos no Brasil e o programa da FGV surge para preencher esta lacuna. Trazemos uma proposta inovadora, que alia o que há de mais avançado da produção técnica-intelectual da área e o desenvolvimento de habilidades e competências de forma transversal, sobretudo escrita analítica e data literacy”, comenta a professora Carolina Moehlecke, coordenadora do MPRI.
Para saber mais informações sobre o MPRI, acesse o site.
O Edital do Processo Seletivo será divulgado em breve. Serão oferecidas 35 vagas para ingresso em fevereiro de 2025.
Notícias relacionadas
- Relações Internacionais03/10/2024
- Relações Internacionais30/09/2024
- Relações Internacionais04/09/2024