Mestrandos em Administração participam de módulo internacional no Reino Unido
07 Março 2018

Mestrandos em Administração participam de módulo internacional no Reino Unido

Pelo quinto ano consecutivo, alunos do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) e do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (MEX) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) participaram de um módulo de imersão fora do país, organizado pela área internacional da FGV EBAPE, em parceria com a Warwick Business School (WBS). A escola de negócios faz parte da Warwick University, um dos 24 Membros do The Russell Group (grupo composto por instituições do Reino Unido conhecidas por excelência acadêmica) e está localizada em Coventry, na região de Warwickshire, no centro da Inglaterra.

Entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, 23 alunos tiveram a oportunidade de assistir às aulas com professores de diferentes nacionalidades sobre temas atuais, interessantes para os setores público e empresarial. Entre os assuntos que foram debatidos destaca-se o que abordou a situação britânica pós-Brexit e as incertezas sobre o que irá ocorrer com o Reino Unido, principalmente na sua área econômica.  Em outra palestra, sobre negócios sustentáveis e economia circular, os mestrandos ouviram sobre os principais exemplos de organizações engajadas que têm apresentado um grande crescimento na região central da Inglaterra. Os participantes também puderam ouvir sobre a evolução do Sistema de Saúde britânico (NHS) e os desafios crescentes para o setor, no cenário de incertezas do Brexit.

Outro componente importante para os módulos de imersão internacional são as visitas técnicas, momento em que os participantes têm contato com importantes organizações da região e podem entender melhor sobre o seu modelo de gestão e estratégias. Nessa edição, os alunos foram às instalações da Volvo Trucks, onde os representantes apresentaram suas metas de sustentabilidade e planos para o uso de combustíveis alternativos.

Aproveitando uma das expertises da WBS, os participantes puderam visitar o International Manufacturing Group (IMC), departamento acadêmico e centro de pesquisa da Universidade de Warwick, com cerca de 600 funcionários e colaboradores. Vários dos projetos que já foram realizados nesse centro são frutos de parceria com empresas globais que visam o desenvolvimento de novos produtos ou buscam maneiras de melhorar processos. Os alunos também conheceram a Digbeth Social Enterprise Quarter, em Birmingham, onde tiveram contato com exemplos das chamadas “empresas sociais”, que trabalham em prol da comunidade, mas com um modelo de negócios de uma empresa privada, com quaisquer lucros revertendo para a própria organização. Após a visita, alguns dos alunos voltaram com o desejo de replicar algo semelhante no Brasil com base no que aprenderam.

As atividades do último dia do programa foram realizadas no campus de educação executiva da WBS no The Shard, a maior edificação do Reino Unido, no centro de Londres. Os alunos brasileiros participaram de apresentações de painéis com ex-alunos da Warwick, que compartilharam com eles seus conhecimentos e permitiram o aumento de seu network, além da troca de experiência de seus atuais campos de trabalho.

"Dentre as diversas vantagens de se estudar numa instituição como a FGV EBAPE está a oportunidade de participar de seus programas internacionais. Fomos muito bem recebidos pela Warwick Business School, com acesso a instalações e conteúdo diferenciados que nos trouxeram novas perspectivas gerenciais", destaca Hugo Sampaio, aluno do MEX.