Meta de inflação é debatida por especialistas no Rio

Luiz Awazu Pereira da Silva, vice-gerente geral do Banco de Compensações Internacionais (BIS), esteve no Brasil para apresentar suas percepções a convite do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), no dia 12 de agosto
Economia
21 Agosto 2019
Meta de inflação é debatida por especialistas no Rio

A crise financeira global exigiu dos bancos centrais pelo mundo a adoção de medidas mais eficientes de política monetária, a fim de ajudar os países a superar o período de turbulência e alavancar a economia. Um dos mecanismos utilizados foi o controle da inflação, por meio da definição de metas. Sobre esse tema, o doutor em Economia Luiz Awazu Pereira da Silva, vice-gerente geral do Banco de Compensações Internacionais (BIS), esteve no Brasil para apresentar suas percepções a convite do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), no dia 12 de agosto. O evento também contou com a presença dos economistas Pedro Malan (ex-ministro da Fazenda) e Edmar Bacha (membro da ABL e ex-presidente do IBGE).

No evento, Luiz Pereira debateu o livro "Integrated inflation targeting – Another perspective from the developing world" (Metas de inflação integradas – Outra perspectiva do mundo em desenvolvimento, em tradução livre), lançado recentemente pelo BIS. A obra é de autoria do brasileiro em parceria com o economista Pierre-Richard Agénor (Universidade de Manchester), e traz uma análise aprofundada de experiências recentes com a adoção de Metas de Inflação (TI, na sigla em inglês).

O livro faz uma reflexão sobre os principais desafios econômicos vividos desde a crise global e a maneira como os Países de Renda Média (Middle Income Countries – MICs) encararam esses problemas. Dessa forma, aborda as características do sistema financeiro, dos regimes de meta de inflação adotados – incluindo comparação entre países e avaliação do desempenho desses regimes –, analisa o impacto do volume de fluxo de capital nas economias e as dificuldades na adoção dos regimes de meta. Outro aspecto abordado no volume é a importância da regulação macroprudencial e as evidências de que essas medidas extrapolítica monetária, se adotadas conjuntamente com a redução ou aumento dos juros, podem contribuir de forma mais eficaz para o controle da inflação.

O livro é aberto, gratuito e está disponível para download no site.