Mobilidade urbana em tempos de pandemia é tema de webinar

O evento, que visa ampliar a participação da sociedade no debate e nas formulações sobre o tema, contará com a participação do Coordenador do FGV Transportes, Marcus Quintella, e o Relações Institucionais do FGV Transportes, Rodrigo Vilaça
Políticas Públicas
17 Junho 2020
Mobilidade urbana em tempos de pandemia é tema de webinar

O FGV Transportes realiza, no próximo dia 18, o webinar "Bate-papo com o público sobre transportes e mobilidade urbana nos cenários atual e futuro”. O evento, que visa ampliar a participação da sociedade no debate e nas formulações sobre o tema, contará com a participação do Coordenador do FGV Transportes, Marcus Quintella, e o Relações Institucionais do FGV Transportes, Rodrigo Vilaça.

No Brasil, a grave crise financeira do Estado brasileiro, nas duas últimas décadas, vem comprometendo muito os investimentos na infraestrutura de transportes do país. Em 2019, os investimentos do Governo Federal no setor corresponderam a apenas 0,14% do PIB nacional, menor percentual dos últimos 12 anos, conforme consta de boletim da CNT. Segundo a FGV Transportes, entre 2008 e 2018, os investimentos públicos na área foram de 0,31% do PIB, em média anual. Para expandir, recuperar e manter sua infraestrutura de transportes, no entanto, o país precisaria, no mínimo, de investimentos equivalentes a 2,5% do PIB, anualmente.

Ao mesmo tempo, a pandemia do COVID-19 está causando impactos diretamente nas cidades, nas quais vivem aproximadamente 55% da população mundial. Nesse contexto, as medidas que visam dificultar a circulação de pessoas, e consequentemente do vírus na sociedade, trazem, também, efeitos colaterais. Quanto mais escassez de transporte público, mais gente se aglomera, seja no próprio veículo, ônibus, trem ou metrô, ou nos pontos, plataformas e estações, podendo causar superlotações. A proteção e orientação aos motoristas de ônibus e táxis são fundamentais nesse momento. Assim como o debate sobre as formas de acesso e controle aos meios de transporte.

O Webinar pretende explorar todo esse panorama para, a partir do conhecimento e experiência em transporte e mobilidade urbana dos palestrantes, conversar com o público sobre suas dúvidas, percepções e sugestões.

Para mais informações e inscrições acesse o site.