MobLab: Eventos sobre mobilidade marcam lançamento de ecossistema de inovação
O MobLab, um ecossistema de inovação que integra dados e ações públicas e privadas para inovar em políticas públicas de mobilidade é lançado em uma série de eventos de mobilidade urbana e inovação. Este laboratório de políticas públicas do FGV Cidades visa enfrentar desafios de mobilidade sustentável e inclusiva e se posiciona para se tornar o principal hub de dados, conhecimento, atores e soluções de mobilidade urbana no Brasil orientadas por evidências científicas.
A iniciativa foi um dos destaques no PMU 2024 (Parque da Mobilidade Urbana), que aconteceu na ARCA, em São Paulo. "A participação no PMU 2024 foi uma oportunidade importante de apresentar o MobLab para atores estratégicos do campo da mobilidade urbana", destacou a coordenadora do projeto, Daniela Swiatek.
O MobLab teve sua apresentação oficial durante evento sobre Distritos de Inovação, promovido pela Innovact e pelo Parque Tecnológico de São José dos Campos (PIT). O evento contou com a presença de Josep Miquel Piqué, Presidente Executivo de La Salle Technova Barcelona, da Triple Helix Association e da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha, e vice-presidente da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha.
"O MobLab, assim como o Distrito de Inovação de São José dos Campos, destaca-se por sua governança experimental e pelo compartilhamento de uma visão única por representantes da academia, governo, empresas e instituições da sociedade civil, que encontram no PIT o ecossistema fértil para propulsionar soluções inovadoras para os complexos e sistêmicos desafios de mobilidade urbana que o país enfrenta", afirmou Patricia Mello, coordenadora executiva do FGV Cidades.
Fruto da colaboração entre o FGV Cidades, o Parque Tecnológico de São José dos Campos (PIT), o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e a Innovact, o MobLab busca atuar em colaboração com governos, empresas e universidades na arquitetura de soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis.
Diretor do FGV Cidades, Ciro Biderman explica a importância do foco em políticas públicas baseadas em evidências, que garante que qualquer proposta se inicie com uma pergunta. “Infelizmente é muito usual o setor público iniciar com uma solução, sobretudo, no que se refere a supostas inovações. Muitas vezes essa solução parte do conhecimento de uma implementação por outro ente, o que é mais razoável pois parte-se de alguma evidência. Em alguns casos, simplesmente se compra tecnologia que aparentemente pode resolver todos os problemas do município, mas não se sabe ao certo qual. Ao inverter a lógica para que se inicie de um problema, o MobLab garante que as inovações tenham um fim em si mesmas e não sejam o seu próprio fim", ressaltou.
MobLab é finalista do Triple E Awards
O MobLab está entre os finalistas do Triple E Awards, na categoria de Iniciativa de Maior Impacto das Américas. Promovido pela ACEEU (Accreditation Council for Entrepreneurial and Engaged Universities), o Triple E Awards é uma plataforma que busca promover e celebrar o empreendedorismo e o envolvimento universitário em todo o mundo. São considerados três níveis de premiação: institucional, individual e de projetos e programas. Implementados regionalmente, o prêmio visa enfatizar o papel das universidades nas suas comunidades e ecossistemas.
Notícias relacionadas
- Políticas Públicas01/11/2024
- Políticas Públicas29/10/2024
- Políticas Públicas28/10/2024