Monitor do PIB aponta recuo de 0,1% em abril

"A queda de 0,1% da economia em abril, segundo o Monitor do PIB-FGV, é a terceira retração mensal consecutiva registrada no ano. O desempenho da agropecuária e da indústria explicam essa desaceleração da atividade econômica", explica Claudio Considera
Economia
19 Junho 2019
Monitor do PIB aponta recuo de 0,1% em abril

O Monitor do PIB-FGV aponta, nas séries dessazonalizadas, recuo de 0,1% do PIB em abril, na comparação com março; e, de 0,9% no trimestre móvel findo em abril (fev-mar-abril), em comparação ao trimestre anterior (nov-dez/18-jan/19). Na comparação interanual, a economia retraiu 0,3% em abril e permaneceu estagnada no trimestre móvel findo em abril.

“A queda de 0,1% da economia em abril, segundo o Monitor do PIB-FGV, é a terceira retração mensal consecutiva registrada no ano. O desempenho da agropecuária e da indústria explicam essa desaceleração da atividade econômica. A taxa acumulada em 12 meses chegou a 0,6%; menor crescimento registrado desde o acumulado em 12 meses até outubro de 2017. No acumulado em 12 meses até abril a indústria volta ao terreno negativo depois de 14 meses de crescimento. Chama atenção que a extrativa e a transformação também retornam a variações negativas”, afirma Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB.

A retração de 0,1% observada em abril, em comparação a março é explicada, principalmente pelo fraco desempenho da agropecuária que caiu 1,9% (com quedas tanto na agricultura quanto na pecuária) e da indústria que caiu 0,4%; dentro da indústria a única exceção foi o crescimento de 0,3% da transformação. Na comparação contra o mesmo mês do ano anterior, a queda de 0,3% da economia foi reflexo, principalmente, das retrações da agropecuária (-2,0%) e de todas as atividades industrias (-2,3%). Pela ótica da demanda, tanto na comparação da série com ajuste sazonal, quanto na comparação interanual, apenas as importações caíram (-2,6% e -1,7%, respectivamente).

O estudo completo está disponível no site.