Negócios alimentares é o tema da semana especial da RAE no SciELO
25 Junho 2018

Negócios alimentares é o tema da semana especial da RAE no SciELO

A convite da SciELO, a Revista de Administração de Empresas (RAE) vai participar na Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva | Humanas, que acontece de 25 a 29 de junho de 2018. Durante a Semana RAE serão apresentados artigos da edição especial com estudos apresentados no Fórum Internacional “The business of eating: Entrepreneurship and cultural politics”, organizado por Marina Heck (FGV EAESP), Jeffrey Pilcher (University of Toronto), Krishnendu Ray (New York University) e Eliane Brito (FGV EAESP). Os trabalhos da área de Estudos de Alimentos e sua relação com empreendedorismo e negócios serão apresentados em forma de press releases, vídeos e podcast, com a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros.

Apresentando o tema central do Fórum: “Quando comer se torna um negócio”, Marina Heck (FGV EAESP) aborda a importância da área de Estudos de Alimentos para o desenvolvimento de pessoas, negócios e cidades. Leela Riesz, do Connecticut College (EUA) fala sobre a tensão vivida por imigrantes muçulmanos para manter a culinária halal, oposta a culinária predominante na Espanha. A China se tornou o maior produtor e consumidor de cerveja no mundo, uma paixão que começou somente no século XX e, quem conta como isso aconteceu é o pesquisador Jeffrey Pilcher, da University of Toronto (Canadá).

Patrícia Boaventura (FGV EAESP) aborda a cocriação de valor na cadeia do café especial brasileiro e a força dos intermediários na cadeia do produto. A história dos vendedores ambulantes de alimentos que antes eram vistos como um problema de saúde pública e se transformaram em símbolo cultural de Singapura é apresentada no trabalho de Nicole Tarulevicz (University of Tasmania, Austrália), com comentários em vídeo de Krishnendu Ray (NYU, EUA).

Marina Viotto, da FGV EAESP, narra como o chocolate premium brasileiro está construindo sua legitimidade e enfrentando a concorrência do chocolate belga no país. Viajar para lugares diversos tendo como objetivo principal experimentar a culinária típica da região é o que faz o turismo gastronômico, cujas políticas culturais são apresentadas por Lucy Long, criadora do “Center for Food and Culture”, em Ohio, Estados Unidos. Richard Wilk, da Indiana University (EUA) coloca em pauta o problema da obesidade na interessante reflexão “Lixo global: De quem é a culpa pela epidemia de obesidade?”. O Peru tem experimentado um boom gastronômico nas últimas décadas e Amy Lasater-Wille, da New York University (EUA) comenta como as escolas culinárias estão equilibrando elementos regionais com técnicas europeias para formar novos chefs peruanos.

Os vídeos serão publicados no blog durante toda a semana. Para acompanhar, acesse o site.