Nota de falecimento – Ernane Galvêas, conselheiro da FGV

Ao longo de sua carreira, desempenhou vários cargos e missões públicas junto a organismos econômicos brasileiros e internacionais.
Institucional
24 Junho 2022
Nota de falecimento – Ernane Galvêas, conselheiro da FGV

Com extremo pesar, a Fundação Getulio Vargas (FGV) comunica o falecimento do conselheiro da FGV e ministro, Doutor Ernane Galvêas, ocorrido no dia 23 de junho. Ex-ministro da Fazenda (1980-1985), também foi presidente do Banco Central (1968-1974, 1979-1980) e atuava como assessor econômico da CNC (Confederação Nacional do Comércio).

Nascido em Cachoeiro do Itapemirim (Espírito Santo), Dr. Ernane Galvêas deixa um legado de contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Economista, ingressou na função pública em 1942, no Banco do Brasil, onde passou a ocupar, em 1953, a posição de chefe adjunto do Departamento Econômico da Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC).

Ao longo de sua carreira, desempenhou vários cargos e missões públicas junto a organismos econômicos brasileiros e internacionais. Serviu a diversos ministros da Fazenda como assessor econômico, até tornar-se presidente do Banco Central pela primeira vez em 1968, onde permaneceria por cinco anos. Voltou a presidir o BC em 1979, posição que deixou no início de 1980 para assumir o Ministério da Fazenda. Na FGV, atuou como conselheiro e contribuiu de forma decisiva para a consolidação da Fundação como uma das principais instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do mundo.

Dedicou-se também ao magistério, tendo lecionado comércio internacional na Faculdade de Ciências Econômicas da Guanabara, e moeda e crédito, na Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro. Autor de diversos livros, tornou-se referência para uma geração de economistas.

A FGV presta as mais sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos.

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.