Nova edição do Fellows in Rio concede bolsas de pesquisa em Direito
Direito
19 Junho 2018

Nova edição do Fellows in Rio concede bolsas de pesquisa em Direito

Com duração de seis meses, o programa permite ainda que os selecionados ministrem palestras em cursos de graduação e pós-graduação sobre o tema de interesse; participem de pesquisas ou produzam artigos em parceria com professores da FGV Direito Rio.

A Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) abre edital para a quinta edição do Fellows in Rio, programa de bolsas de pesquisa para doutores e doutorandos em Direito na área relacionada às atividades do Mestrado em Direito da Regulação da Escola. Os candidatos devem estar, obrigatoriamente, vinculados às atividades do Mestrado e os interessados devem se inscrever até 6 de julho.

Para este ano serão oferecidas duas vagas. Uma delas é para atuar como pesquisador do projeto “Relações de Consumo e Meios Alternativos de Resolução de Conflitos” – vinculado ao Centro de Pesquisas em Direito e Economia (CPDE). Já a segunda oportunidade é para participar do projeto “Big Data para o Desenvolvimento Urbano Sustentável” – vinculado ao Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS).

Com duração de seis meses, o programa permite ainda que os selecionados ministrem palestras em cursos de graduação e pós-graduação sobre o tema de interesse; participem de pesquisas ou produzam artigos em parceria com professores da FGV Direito Rio. O Fellows in Rio também abre oportunidade para que os participantes ministrem cursos de curta (10h) ou longa (30h-60h) duração, em inglês, para alunos da Escola, entre outras atividades. As bolsas são de R$ 36 mil para doutorandos e de R$ 45 mil para doutores, abrangendo todo o período do programa.

Nas primeiras edições, candidataram-se pesquisadores de importantes universidades brasileiras e estrangeiras, entre as quais USP, UnB, Uerj, UFPR, UFBA e PUC-RJ; Harvard, Yale e NYU (Estados Unidos); SciencesPo e Sorbonne (França); London School of Economics e Oxford University (Inglaterra); Universidades de Hamburgo, Heidelberg e de Augsburgo (Alemanha); Jindal University (Índia) e Universidad Austral (Argentina).

O programa será realizado de agosto a dezembro de 2018. Todas as informações sobre o Fellows in Rio e orientações sobre inscrições e o processo seletivo estão disponíveis no site.