Nova edição do Fellows in Rio concede bolsas de pesquisa em Direito
19 Junho 2018

Nova edição do Fellows in Rio concede bolsas de pesquisa em Direito

A Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) abre edital para a quinta edição do Fellows in Rio, programa de bolsas de pesquisa para doutores e doutorandos em Direito na área relacionada às atividades do Mestrado em Direito da Regulação da Escola. Os candidatos devem estar, obrigatoriamente, vinculados às atividades do Mestrado e os interessados devem se inscrever até 6 de julho.

Para este ano serão oferecidas duas vagas. Uma delas é para atuar como pesquisador do projeto “Relações de Consumo e Meios Alternativos de Resolução de Conflitos” – vinculado ao Centro de Pesquisas em Direito e Economia (CPDE). Já a segunda oportunidade é para participar do projeto “Big Data para o Desenvolvimento Urbano Sustentável” – vinculado ao Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS).

Com duração de seis meses, o programa permite ainda que os selecionados ministrem palestras em cursos de graduação e pós-graduação sobre o tema de interesse; participem de pesquisas ou produzam artigos em parceria com professores da FGV Direito Rio. O Fellows in Rio também abre oportunidade para que os participantes ministrem cursos de curta (10h) ou longa (30h-60h) duração, em inglês, para alunos da Escola, entre outras atividades. As bolsas são de R$ 36 mil para doutorandos e de R$ 45 mil para doutores, abrangendo todo o período do programa.

Nas primeiras edições, candidataram-se pesquisadores de importantes universidades brasileiras e estrangeiras, entre as quais USP, UnB, Uerj, UFPR, UFBA e PUC-RJ; Harvard, Yale e NYU (Estados Unidos); SciencesPo e Sorbonne (França); London School of Economics e Oxford University (Inglaterra); Universidades de Hamburgo, Heidelberg e de Augsburgo (Alemanha); Jindal University (Índia) e Universidad Austral (Argentina).

O programa será realizado de agosto a dezembro de 2018. Todas as informações sobre o Fellows in Rio e orientações sobre inscrições e o processo seletivo estão disponíveis no site.