Nova linha de pesquisa do Mestrado Profissional da FGV EPGE aborda Economia de Infraestrutura

21 Maio 2018

O Mestrado Profissional em Economia e Finanças (MFEE) acaba de lançar uma nova linha de pesquisa, em Economia de Infraestrutura. O programa, oferecido pela Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE), é pioneiro no Brasil e se insere no objetivo de formar profissionais capacitados para enfrentar a agenda de desafios para a retomada de uma trajetória de crescimento sustentável no Brasil.

Neste contexto, temas como a regulação, financiamento de longo prazo e alocação de risco se projetam como grandes vetores para que estes objetivos sejam alcançados. Desenvolver conhecimento econômico sólido e avançado é essencial para produzir soluções eficientes e gerar valor nas indústrias de Energia, Transporte e Logística, e Saneamento.

Essas indústrias, amplamente impactadas pelas inovações tecnológicas e políticas climáticas, enfrentam transformações que afetam seus modelos de negócios. Esses novos formatos demandam novos arranjos regulatórios, desenhos de mercado e mecanismos de precificação e monitoramento da qualidade dos serviços para os consumidores finais.

A nova linha de pesquisa busca, portanto, oferecer uma compreensão adequada da nova realidade destas indústrias, visto que no cenário atual é essencial o entendimento dos impactos da digitalização, do uso de grandes bases de dados (Big Data) e de uma participação mais ativa do consumidor.

O Mestrado Profissional em Economia e Finanças tem como objetivo proporcionar uma formação sólida e aprofundada, por meio da aplicação das mais modernas teorias de economia e finanças às atuais questões do mercado financeiro, organização empresarial, políticas econômicas e áreas afins. Recomendado pela Capes com conceito cinco, nota máxima para mestrados profissionais, o programa foi criado em 2001, em uma associação entre a FGV EPGE e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP).

No próximo dia 22 de maio, a FGV EPGE promove o Open Day do MFEE, uma sessão informativa na qual os candidatos interessados têm a oportunidade de conhecer, as instalações, os professores, os programas de pesquisa, além de trocar experiências com alunos e ex-alunos. Neste encontro haverá uma palestra de Jorge Vasconcelos, presidente da New Energy Solutions, consultor de várias organizações internacionais, membro do Harvard Environmental Economic Program e Professor convidado do Programa MIT-Portugal.Para participar do evento, inscreva-se pelo site.

Para mais informações sobre o curso, que tem inscrições até 28 de maio, acesse o site.