Novo livro explica como funcionam as agências reguladoras estaduais
A obra surge para preencher a lacuna existente sobre o tema, contribuindo para um entendimento mais aprofundado dessas entidades no contexto brasileiro

A Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), em parceria com as editoras Juspodivm e Malheiros Editores, lança o livro Agências reguladoras estaduais: pesquisa empírica sobre sua maturidade institucional. A obra investiga o funcionamento das agências reguladoras estaduais, responsáveis pela regulação de setores cruciais nos estados, mas que ainda são pouco estudadas em comparação com suas contrapartes federais.
O estudo, conduzido por oito alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da FGV Direito Rio, sob a coordenação do professor Eduardo Jordão, foi estruturado em três partes. A primeira examina o desenho formal das agências estaduais a partir da análise de suas normas. As partes seguintes avaliam o funcionamento prático dessas instituições, focando em aspectos como a independência dos dirigentes e a autonomia financeira, com base em dados orçamentários. Além de oferecer um panorama, o livro apresenta uma análise comparativa e detalhada das agências, permitindo ao leitor avaliar o grau de maturidade institucional de cada uma delas.
A pesquisa surge para preencher a lacuna existente sobre o tema, contribuindo para um entendimento mais aprofundado dessas entidades no contexto brasileiro.
Para mais informações ou adquirir o livro, acesse o site.
Leia também