Novo lugar do Congresso nas relações Executivo e Legislativo no Brasil é tema de webinar

O objetivo do evento é ilustrar, com alguns dados, essas alterações de padrão e algumas de suas implicações para as relações Executivo-Legislativo, de forma mais ampla.
Políticas Públicas
23 Setembro 2021

Desde a Constituição Federal de 1988, identifica-se crises frequentes na relação Executivo e Legislativo. Nesse contexto, A Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV EPPG) promoverá um debate online sobre “O novo lugar do Congresso nas relações Executivo e Legislativo no Brasil”, dia 29 de setembro, às 18h, no canal da FGV no Youtube. O objetivo do webinar é ilustrar, com alguns dados, essas alterações de padrão e algumas de suas implicações para as relações Executivo-Legislativo, de forma mais ampla.

O consenso entre cientistas políticos e analistas por muito tempo era o de que o Poder Executivo, representado sobretudo pela Presidência, conduzia a agenda legislativa, influindo fundamentalmente no destino das principais leis e questões orçamentárias do país. Em diversos aspectos do processo legislativo, no entanto, esse não é mais o caso.

Os palestrantes serão: Fernando Meireles, doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador de Pós-Doutorado no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e João Villaverde, mestre e doutorando em Administração Pública e Governo pela FGV EAESP e professor convidado do Programa de graduação em Administração Pública na Escola.

Os interessados em participar podem se inscrever pelo link.