Novo modelo analisa classificação de risco em mercados de seguros
Estudo do professor Humberto Moreira da FGV EPGE publicado na Review of Economic Studies examina como informações privadas e sinais públicos afetam equilíbrio de mercado e bem-estar dos consumidores

Um artigo publicado na Review of Economic Studies propõe uma abordagem para compreender a classificação de riscos em mercados de seguros com consumidores heterogêneos. Intitulado Risk Classification in Insurance Markets with Risk and Preference Heterogeneity, o estudo é assinado por Humberto Luiz Ataíde Moreira (FGV EPGE), Vitor Farinha Luz (University of British Columbia) e Piero Gottardi (University of Essex e University of Venice).
A pesquisa apresenta um modelo competitivo em que os consumidores possuem informações privadas tanto sobre seu nível de risco quanto sobre suas preferências individuais. Conforme o modelo proposto pelos autores, o equilíbrio de mercado é sensível à distribuição dos perfis, o que constitui um ponto central para o desenho de políticas públicas.
Entre as principais contribuições, o artigo evidencia que a divulgação de sinais públicos informativos pode elevar o bem-estar de quase todos os consumidores, além de analisar como mudanças demográficas ou políticas que afetam a distribuição de risco na população influenciam os resultados de equilíbrio. Em certos cenários, essas alterações podem reduzir a utilidade da maioria, apontando desafios adicionais à formulação de regras justas e eficientes.
O estudo amplia o debate sobre eficiência e equidade na precificação de seguros, especialmente em contextos de forte assimetria de informação.
O artigo completo está disponível clicando aqui.
Leia também