Núcleo de Estudos Brasil-China abre chamada para capítulo de livro sobre iniciativa Cinturão e Rota

04 Janeiro 2021

O Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio comunica a chamada pública para submissão de capítulos para o livro “A Iniciativa Cinturão e Rota: Percepções do Brasil e da China”, que consistirá em artigos escritos por acadêmicos renomados dos dois países e terá o objetivo de preencher o vácuo de informações consistentes sobre a iniciativa Cinturão e Rota.

Compreender a política externa chinesa é essencial para uma relação sino-brasileira saudável e próspera. Tendo em vista que a Iniciativa Cinturão e Rota (Belt and Road Initiative – BRI) é, possivelmente, a estratégia internacional mais relevante do país asiático, e tendo em conta que a Declaração Especial de Santiago, lançada no contexto da II Reunião Ministerial do Fórum China-CELAC, onde se afirmou que “os países da América Latina e do Caribe são parte da extensão natural da Rota da Seda Marítima e participantes indispensáveis na cooperação internacional da Iniciativa Cinturão e Rota”, tanto o Brasil quanto a China poderiam intensificar sua “parceria estratégia global” no contexto da BRI.

As diretrizes oficiais da iniciativa focam em cinco prioridades na cooperação: coordenação de políticas, conectividade pela infraestrutura, comércio sem barreiras, integração financeira e intercâmbio entre os povos. Apesar de o Brasil ainda não estar oficialmente incluído como participante da BRI, os investimentos e as companhias chineses estão crescentemente presentes no país, motivo pelo qual um estudo sobre a BRI e a associação sino-brasileira é inevitável e extremamente pertinente.

O prazo para submissão de proposta de capítulo encerra em 15 de janeiro de 2021. Por sua vez, o prazo para submissão do texto final será o dia 2 de abril de 2021.

Para mais informações acesse o site.