Núcleo de Justiça Racial faz balanço sobre Lei de Cotas em webinar

A Lei de Cotas estabeleceu que universidades federais e escolas técnicas federais deveriam disponibilizar de 50% vagas em todos os seus cursos.
20 Junho 2022
Núcleo de Justiça Racial faz balanço sobre Lei de Cotas em webinar

A lei 12.711, conhecida como Lei de Cotas, completa 10 anos em 2022 e o seu artigo 7º prevê uma revisão neste ano. Para debater os avanços e conquistas desse período e identificar pontos de melhoria para a sua formulação, o Núcleo de Justiça Racial e Direito da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP) promove o webinar “Lei de Cotas: uma avaliação do contexto jurídico-político”, nos dias 21 e 23 de junho, às 14h, no canal da FGV no YouTube.

O evento com pesquisadores/as vinculados a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), Ação Educativa, Afro-Cebrap, GEMAA, entre outros e será transmitido ao vivo pelo Canal da FGV no YouTube."

A Lei de Cotas estabeleceu que universidades federais e escolas técnicas federais deveriam disponibilizar de 50% vagas em todos os seus cursos para candidatos que estudaram o ensino básico e o ensino médio integralmente em escolas públicas, integrantes de famílias com renda até um salário mínimo e meio e autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Diversas pesquisas apontam que, na maioria das instituições de ensino que adotaram as cotas, os bolsistas obtiveram desempenhos próximos ou praticamente equivalentes aos não-cotistas. Em relação a USP, que adotou o programa em 2018, a análise de notas de 11 mil alunos mostra que, quanto mais se avança no curso, mais essas diferenças caem.

A FGV Direito SP disponibiliza anualmente a Bolsa Diversidade, oferecendo 10 vagas, com valores de 100% ou 50% da mensalidade, durante todo o curso, para alunos aprovados no vestibular. As bolsas levam em consideração o mérito e as condições socioeconômicas dos alunos. Esse grupo de alunos também pode optar por receber a Bolsa Endowment, que oferece um valor complementar para auxiliar nos custeios do curso durante os 3 primeiros anos, quando as aulas são em período integral.

Para se inscrever no evento, acesse o site.

Para saber mais sobre a Bolsa de Estudo, acesse o site.